TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  6/6/2020  •  Resenha  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CEUMA – ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

ARQUITETURA E URBANISMO

Teoria e Projeto de Intervenção Urbana 2020.1 - NOTURNO

Profª. Jana Lopes

Análise de um projeto referencial de um bairro planejado

Equipe:

  • JULIANA TAVARES DE ARAUJO   -  CPD 066170
  • KALIL JORGE – .......
  • LUCAS DE OLIVEIRA ROCHA      -    CPD 81110
  • MEYCER C. PORTELA CARNEIRO -  CPD 82030
  • UBIRAJARA FURTADO CAPELONI  -   CPD   97740

Bairro : HAMMARBY SJSTAD

Localização: Estocolmo, Suecia

Área: 200 hectares

HISTÓRICO :

No início dos anos 90, Hammarby Sjöstad tinha a reputação de ser uma área industrial e residencial degradada, poluída e insegura. Agora, Hammarby Sjöstad é um dos distritos residenciais mais agradáveis ​​de Estocolmo e um dos distritos de renovação urbana mais bem-sucedidos do mundo.

Hammarby goza de uma excelente localização entre a rica vida metropolitana na capital e a natureza na periferia da cidade.

 Em 2018 a segunda e última fase das atividades de construção foi concluída, se tornou o lar de 25.000 pessoas e local de trabalho a outras 10.000 pessoas.  A atraente mistura de apartamentos, lojas, escritórios e pequenos comerciantes, com foco na cultura e entretenimento, proporciona a Hammarby Sjöstad uma atmosfera urbana.

[pic 2]

 Canal Dagvatten - Google

SUSTENTABILIDADE

 A sustentabilidade foi uma das principais áreas de foco no projeto deste novo distrito relacionado à água. As ambições de ecologia e alta sustentabilidade foram integradas ao processo de planejamento desde as primeiras fases.  Alternativas sustentáveis ​​para o gerenciamento de água, energia e resíduos foram cuidadosamente estudadas no nível da arquitetura e infraestrutura.  Por exemplo, toda a eletricidade usada vem de fontes renováveis.  Novos tipos de células de combustível, células solares e painéis solares estão sendo testados na área.

Os espaços foram organizados seguindo as formas tradicionais de planejamento urbano e inspiram-se no centro da cidade de Estocolmo, combinado com arquitetura moderna variada.  As dimensões das ruas, comprimento e altura dos blocos de apartamentos e escritórios, densidade e uso misto foram concebidos para que o morador tivesse uma visão das fachadas e dos elementos do seu entorno, procurando tirar partido das visadas de água, parques e aproveitamento de luz solar.

Em todo o conjunto do bairro as ruas e áreas englobam a totalidade da mobilidade criando a perspectiva para variados ângulos e além de integrar diversos tipos de transportes alternativos.

Na dimensão de cidade o bairro se integra ao macrosistema, através de pontes e espaços que o interligam aos outros setores,  e outros bairros, bem como o através transportes públicos como metrô.

[pic 3]            [pic 4]

Agentes diversos foram envolvidos, o distrito é o produto de um processo colaborativo positivo entre autoridades municipais, planejadores urbanos, desenvolvedores, arquitetos, paisagistas, engenheiros de empresas de eco-tecnologia, empresa de energia e a Companhia de Água de Estocolmo. Tudo com base em um plano diretor, onde a área foi dividida em 12 sub-bairros integrados por pontes e sistema de transporte com bonde e metrô.   Todo esse processo resultou no alto número de arquitetos e desenvolvedores envolvidos, para projetar um bairro com arquitetura diversa, diferentes arquitetos e planejadores do setor privado foram convidados a elaborar propostas para os sub-bairros

O traçado urbanístico, busca permitir que o maior número possível de casas tenha as vistas ricas em água, onde as edifícações são orientados para o mar e os canais.  Com base na estratégia de uma cidade verde compacta, foi encontrado um equilíbrio favorável entre construção e espaços públicos.  A ausência de cercas e a presença de espaços públicos com trilhas produzem um bairro com várias atmosferas diferentes.  A densidade do distrito, comparável à do centro da cidade de Estocolmo, proporciona uma atmosfera moderna e oferece uma alta qualidade de vida.

[pic 5] Administração de Planejamento Urbano de Estocolmo

As edificações possuem altura moderada e os bairros suficientemente espaçosos permitem pátios internos ensolarados e protegidos contra o vento, com amplas possibilidades e incentivos para desenvolver tanto a convidativa entrada do sol quanto o verde comum, além de facilitar o cultivo em pequena escala em áreas de micro-jardins ou pequenas estufas.

Um denso bairro planejado e sustentável com qualidades estéticas positivas. O Hammarby Sjöstad foi planejado com uma densa estrutura de assentamentos, com edifícios tipicamente de 4 a 5 andares, em um compacto contorno de bairro, mas com pátios verdes razoavelmente espaçosos.

Também existem telhados verdes estabelecidos, que são uma parte importante do sistema de águas pluviais, além de fornecer um conforto térmico importante. A área está, em grande escala, ligada a um dos parques verdes - a Nacka Wedge, com uma grande pista de esqui, vastas florestas, pequenos campos e vários lagos.

Os edifícios possuem painéis térmicos e fotovoltaicos – que proporcionam quase a metade da água quente total consumida e, isolamento térmico com janelas com vidro triplo. Os apartamentos variam de estúdios a apartamentos de dois andares e terraço com vistas panorâmicas do mar.

 A principal fonte de energia para aquecimento em Hammarby Sjöstad, é o aquecimento urbano. Trinta e quatro por cento desse calor provém de águas residuais purificadas, 47% de resíduos domésticos combustíveis e 16% de biocombustível (figuras de 2002).  Quando o calor é extraído das águas residuais purificadas e quentes, a água fria restante pode ser usada para o resfriamento urbano.  Isso é usado, por exemplo, no armazenamento a frio em supermercados e também em edifícios de escritórios como substituto de sistemas de ar condicionado que consomem muita energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com