TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bomba Hidráulica

Por:   •  15/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Bomba hidráulica é um dispositivo de transformação de energias (elétrica, mecânica, eólica, etc.) em energia hidráulica através de eixo ou haste de transmissão, com a finalidade de impulsionar uma quantidade de líquido pra movimentar-se de um ponto para outro, assim evitando o trabalho manual e agilizando este serviço.

As bombas são classificadas, basicamente, em dois tipos: - hidrodinâmicas (deslocamento não-positivo, fluxo continuo) e hidrostáticas (deslocamento positivo, fluxo pulsante).

Bombas hidrodinâmicas - são bombas de deslocamento não positivo, usadas para transferirem fluidos e cuja única resistência é criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.

Bombas hidrostáticas - são bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo. Como nas bombas hidrostáticas a saída do o fluido independe da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, praticamente todas as bombas e vazamentos, praticamente todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial, em maquinaria de construção e em aviação, são do tipo hidrostático.

Assim sendo neste trabalho falaremos de uma bomba que hidrodinâmica, submersa, cuja única função de deslocamento não positivo, cuja a única função é vencer a própria resistência para apenas deslocar a água de um reservatório, ou poço, para outro reservatório. Mais conhecida com bomba sapo.

2 BOMBA SUBMERSA

As bombas submersas tem como função pressionar a água durante o processo de bombeamento, principalmente os líquidos. É chamada de submersa justamente porque fica imersa ao composto a ser pressionado.

Em sua maioria contam com o sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP) de funcionamento, reduzindo a pressão do fluxo e aumento da pressão na origem. Assim normalmente o caminho percorrido pelo líquido é feito normalmente por uma diferença de nível, comumente de um nível mais baixo para um mais alto, sendo usualmente utilizado para sistemas hidráulicos de edifícios para, para bombear água para seu reservatório superior a caixa d'água.

Suas aplicações mais comuns para uma bomba submersa são em afluentes, caixas d’água e poços artesianos, muito comuns em grandes empresas, condomínios e residências que querem se prevenir de um possível racionamento de água e até ter uma economia maior no fim do mês. Também, caixas de coleta, esgoto pré-tratado, efluentes químicos, processos de recirculação, transferências de produtos químicos, além de outras ações que requerem o auxílio de uma bomba submersa para serem realizadas com eficiência e qualidade.

São inúmeros modelos de bombas, assim tendo diferentes dosagens, ou seja, tanto a velocidade quanto o bombeamento variam dependendo do líquido que deve ser deslocado. Então deve sempre antes de instalar deve se fazer um estudo e pesquisar qual modelo no mercado melhor a demanda necessitada.

Vale lembrar que pelo fato da mesma ser hidrodinâmica e assim não ser exigir pressão ser caso o comprimento a ser deslocado for muito grande ou alto, aumentando assim seu peso, a mesma pode bloquear-se e não cumprir sua função de deslocamento.

3 POÇO ARTESIANO

Os poços artesianos são estruturas que ficam no solo para a exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com