TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA DA CONFEITARIA ROCCO

Por:   •  2/9/2022  •  Artigo  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ARQUITETURA E URBANISMO

LUIZA LITRAN

A COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA DA CONFEITARIA ROCCO

Porto Alegre 2015

O presente artigo tem por finalidade identificar a origem dos Atlantes que são utilizados na Confeitaria Rocco, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, bem como verificar se a escultura presente na confeitaria é semelhante às cariátides utilizadas na Arquitetura Grega.

Palavras-chave: Confeitaria Rocco. Composição Arquitetônica. Atlantes. Porto Alegre. Grécia.

  1. INTRODUÇÃO        7
  2. ARQUITETURA DE PORTO ALEGRE        7
  1. MANOEL ITAQUI        10
  2. A COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA        11
  1. Atlantes        11
  2. Escultura Feminina        12
  1. ARQUITETURA GREGA        13
  1. ATLANTES        14
  2. CARIÁTIDES        16
  1. CONFEITARIA ROCCO x ARQUITETURA GREGA        17

CONCLUSÃO        19

ANEXOS        20

REFERÊNCIAS .............................................................Erro! Indicador não definido.5

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado trata sobre a Arquitetura de Porto Alegre no século XX e suas influências, mais concretamente sobre a Confeitaria Rocco, que apresenta um conjunto de estilos arquitetônicos. O objetivo deste trabalho é identificar os Atlantes localizados nas fachadas da edificação, destacando suas origens, seus significados e sua utilização estrutural, também apresentar as semelhranças entre a escultura feminina e as cariátides gregas.

O artigo esta organizado em três capítulos e conclusão, onde no primeiro, será abortada a Arquitetura da cidade de Porto Alegre; no segundo, sobre as descrições do edifício escolhido como tema do artigo, dando enfoque para os elementos arquitetônicos presente em suas fachadas e por fim relacionaremos os elementos identificados no capítulo anterior com os estilos em que se enquadram, analisando a época da história em que os mesmo são identificados.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será o usado o método exploratório fazendo assim uma pesquisa bibliográfica e documental.

  1. ARQUITETURA DE PORTO ALEGRE[pic 1]

A Arquitetura da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, iniciou com o estilo colonial português, uma vez que o Brasil era colônia do referido país europeu.

Após esse período de influências lusitanas, sobrevieram os estilos neoclássicos, ecléticos e modernistas, que resultaram em uma mistura de diversos estilos arquitetônicos, possibilitando que encontremos nessa cidade um prédio do século dezoito de um lado e um prédio contemporâneo doutro.

No início do século XX, o “Art Nouveau” chegou a Porto Alegre, conforme afirma Reis Filho (2006, p. 56) em sua obra acerca da arquitetura no Brasil:

É também essa a época das primeiras experiências arquitetônicas mais atualizadas, que se iniciam com a introdução do “Art-Nouveau” e passando pelo Neocolonial iriam conduzir ao movimento modernista.

A Confeitaria Rocco, possuía um estilo eclético; no qual implantaram as influências positivistas de Nicola Rocco com elementos nas fachadas e também o

“Art Nouveau”, onde fez uso original da tendência eclética da arquitetura sendo assim um dos primeiros a introduzir o estilo do Estado.

O Edifício era imporante tanto pela localização quanto pela qualificação do espaço do imóvel, era o local privilegiado dos encontros da sociedade riograndense.

Com a Revolução Industrial novos materiais surgiram no mercado e não tardou para aqueles que tinham possibilidades financeiras encomendarem prédios majestosos, monumentos aos heróis e etc., com aquilo que havia de mais moderno. Dessa forma explana, novamente, Reis Filho (2006, p. 63), em seu livro acerca da arquitetura no Brasil.

Com o início do desenvolvimento industrial ocorrem às primeiras transformações tecnológicas de importância no País. Entretanto, persistiam os lotes urbanos herdados do século XIX, nos quais se construíam imensos edifícios de concreto. O atendimento às exigências do mundo contemporâneo era tentado apenas com adaptações da arquitetura.

Entrementes, a Europa atravessava um período cultural de extrema efervescência, de modo que aquilo que era visto pelos Arquitetos durante a graduação, já estava em desuso logo após a conclusão do curso. Assim, artistas recém-formados rumavam ao Brasil onde eles poderiam trabalhar com padrões clássicos, como o Grego. Entretando, Giuseppe Gaudenzi foi quem projetou os atlantes.

  1. CONFEITARIA ROCCO

A Confeitaria Rocco (fig.1) foi projetada, e teve as obras iniciadas, pelo Arquiteto Salvador Lambertini, que faleceu em 1911, bem como concluída pelo Arquiteto Manoel Itaqui, em 1912. Foi inaugurada em 20 de setembro do mesmo ano, alcançando rapidamente o status de ponto de encontro da sociedade.

A construção em comento destaca-se por ser um grande bloco monolítico belamente esculpido, tendo sido tombada pela Prefeitura de Porto Alegre, em 1997.

O prédio possui uma área total de 1.560m², divida em quatro pavimentos. Na época de funcionamento da confeitaria, encontrava-se no subsolo a fábrica de doces, enquanto a confeitaria aberta ao público ficava no térreo. Já o segundo pavimento era utilizado como salão de festas. No terceiro ficava a copa e outras

dependências. Por fim havia o terraço, que era usado como depósito e também proporcionava a contemplação da cidade.

Figura 1: Confeitaria Rocco – Fonte:

HTTP://PHOTOS1.BLOGGER.COM/X/BLOGGER/2978/792/1600/350749/FOTO%20104.JPG

[pic 2]

Figura 2: Confeitaria Rocco – Fonte: https://c1.staticflickr.com/9/8540/8691216360_8efae8d14f_b.jpg

[pic 3]

  1. MANOEL ITAQUI

Manoel Barbosa Assumpção Itaqui nasceu em 28 de agosto de 1876 no Rio de Janeiro e faleceu em 6 de julho de 1945. Formou-se na escola de Engenharia de Porto        Alegre,        em        1901,        e        é        considerado         um importante engenheiro, arquiteto e construtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (956.5 Kb)   docx (829.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com