TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cada Erro Tem seu Preço

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Cada erro tem seu preço

O artigo “ Cada erro tem seu preço”, se inicia discutindo como avaliar os materiais e controla-los no momento do recebimento das operações. Na fase de planejamento, pode ter um custo baixo, mas que se não tomar tais medidas o custo pode ser alto, além das correções serem mínimas.

Ao executar uma obra, um edifício ou uma estrutura, são estabelecidas características básicas, especificações, prazos e custos de produção. A oportunidade para influenciar em algumas características finais do edifício acontece ainda na fase de planejamento, pois durante o desenvolvimento do projeto essas oportunidades são limitadas, pois uma mudança por exemplo nas estruturas pode mudar grande parte do projeto que já foi construído, gerando assim maiores gastos.

O custo da produção aumenta por estágios graduais: nas fases inicias, estudo de viabilidade, planejamento e projeto.

O processo de construção envolve um grupo de trabalho, com pessoas, autoridade, e o produto final é o resultado dessa relação.  Nessa interação, é possível que ocorra riscos de erro de todas as espécies, mas apenas uma parte insignificante de todo o trabalho é dirigida para evitar ou corrigir as falhas, entendidas como não-conformidades.

Os custos para prevenir ou compensar tais falhas são chamados custos de qualidade, definidos na norma ISO 9004/1987, no Brasil NB 9004. Os custos de qualidade de operação incluem, de um lado, custos de prevenção e avaliação e, de outro, custos de falhas ou perdas. Os custos de prevenção e avaliação são investimentos feitos para evitar os custos de falhas.

Um grupo de oito empresas conduziu um estudo sobre o caráter das falhas internas da qualidade na construção, segundo estudo por meio de gráfico, percebe-se que grande parte dos custos de falhas são por falhas no gerenciamento da obra. E outros custos menores são atribuídas a falhas no projeto, no trabalho humano e na entrega de material. Com esse estudo, o seu objetivo era mostrar que as medidas preventivas têm grande efeito nos custos da qualidade, e que todos os participantes da obra tomem medidas efetivas para atingir a qualidade.

Os custos de falhas externas no processo de construção são aquelas originadas de problemas que aparecem após a inspeção final, como por exemplo desse tipo de falha: presença de umidade, fissuras, danos advindos da agua e etc. De acordo com vários estudos, metade dos custos externos de qualidade vem da fase de projeto.

Observando o gráfico sobre o avanço da obra x chance de reduzir custos de falha, percebe-se que durante à decisão do Cliente para o estudo de viabilidade eu tenho 100 % de chances de reduzir os custos de falhas do meu projeto e também mais possibilidade de interferência na obra. A medida que o tempo vai passando, e a obra sendo construída, os custos de produção consequentemente aumenta e a possibilidade de interferência diminui.

É necessário identificar alternativas adequadas para redução dos custos de falhas, conhecendo suas origens. E corrigir as falhas no momento da fase de síntese e projeto, corrigir as falhas nos materiais ou maquinas antes da entrega na obra, porque é uma maneira dos custos de falha serem reduzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com