TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construções Verde

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

CONSTRUÇÕES VERDES

                                               ALUNOS: LARA DIULIANE BOSSE

                                                                MARIA P.COSTA DEFAVERI

                                                                EVERSON DALL AGNOL

                                                                MARCELO MACHADO

                                                               

Joinville – SC

2014

LARA BOSSE

                         MARIA P. COSTA DEFAVERI

                  EVERSON DALL AGNOL

              MARCELO MACHADO

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Trabalho escrito 2, uma pesquisa bibliográfica sobre construções verdes, para a matéria de comunicação e expressão (EMB 528), orientado pela professora Thaís Collet.

Joinville – SC

2014[pic 1][pic 2]

SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO        4

1. Desenvolvimento Sustentável        4

2. Objetivos        5

3. Definição de Construção Sustentável        5

4. Prioridades para Construção Sustentável        6

5.Primeiro selo Green Building no Brasil        7

6.Projetos Certificados        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

[pic 3][pic 4][pic 5]

                             

1 INTRODUÇÃO

A habitação é um instrumento de grande importância para o equilíbrio social, pois a casa representa o abrigo natural e seguro da família, caracteriza valores cultuados desde a infância, como segurança, abrigo e status. Uma vez alcançados, esses valores permitem que o indivíduo conquiste novos objetivos.

A construção ideal é aquela que deve ser satisfeita sem comprometimento dos ecossistemas existentes, levando as empresas a assumirem uma postura ética de valorização do meio ambiente.

Há um crescente interesse na redução de impactos ambientais associados ao setor da construção civil, seja na fase de produção de materiais, seja na construção, no uso ou na demolição da mesma.

2 Definição de Construção Sustentável

A construção civil é sem duvida uma das atividades humanas mais antigas e mais importantes para a historia da civilizações. As técnicas construtivas foram-se desenvolvendo ao longo dos séculos, quando as construções deixaram de ser apenas para atender às necessidades de abrigo e locomoção. (nome site, ano)

A construção sustentável refere-se à aplicação da sustentabilidade nas atividades construtivas, a qual descreve as responsabilidades da indústria da construção no que desrespeito ao conceito e aos objetivos da sustentabilidade, como a “[..] criação e gestão de um ambiente construído saudável, tendo em consideração os princípios ecológicos e a utilização eficiente dos recursos.” (KIBERT, 1994).

O objetivo principal da construção sustentável é a execução de um edifico sustentável, como se apresenta a Figura 1, este deve apresentar os ter pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e sociocultural.

Figura 1 Definição de edifício sustentável

[pic 6]

3 Desenvolvimento Sustentável

O conceito de Desenvolvimento Sustentável vem desde a segunda metade do século XX, numa tentativa de sensibilizar as pessoas para o esbanjamento dos recursos naturais (PEREIRA, pg.8 2009).

A esse fato esta associado o crescimento populacional em âmbito mundial, aliado ao processo tecnológico e industrial, que levou ao aumento do consumo de energia.

Com o desenvolvimento sustentável, pretende-se que este contribua para a racionalização do uso dos recursos ao longo do tempo, a curto e longo prazo, procurando uma equidade a nível social, uma eficiência a nível econômico e uma prudência ecológica a nível ambiental. (BUISECKE, 1996)

4 Objetivos para construção verde

As construções verdes visam muitos objetivos a atingir para que possa ser sustentável, priorizando alguns como a água, onde tem que haver um uso racional, o uso da energia com a maximização da eficiência energética, quanto ao uso de materiais e sistemas, deve-se haver uma utilização sustentável dos mesmos, uma viabilização do desenvolvimento sustentável, diminuição de recursos naturais utilizando os resíduos de outras construções ou da mesma, entre outros.

5 Prioridades para Construção Sustentável

Alguns aspectos são predominantes quando dito construção sustentável, dentre as prioridades as que se destacam são (PEREIRA, pg 29. 2009):

  1. Poupar a energia por meio de isolante térmico, janelas de al desempenho, iluminação natural, recursos renováveis de geração de energia e equipamentos de baixo consumo;
  2. reciclar construções já existentes aproveitando a sua infraestrutura, em vez de  ocupar novos espaços;
  3. pensar em termos de comunidade. Considerar o transporte publico, facilitar o transito de peões e de bicicletas;
  4. diminuir o consumo de material, aperfeiçoar o projeto para aproveitar espaços reduzidos e utilizar materiais com eficiência;
  5. preservar ou restaurar os ecossistemas e a biodiversidade. Nas áreas ecologicamente prejudicadas, procurar reintroduzir as espécies nativas. Proteger arvores e a camada superior do solo durante a obra;
  6. minimizar desperdícios na construção. a separação e a reciclagem compensam economicamente;
  7. minimizar o impacto ambiental na construção desde a fase do projeto, fase de construção, fase de utilização e fase de demolição. Como utilizar papel reciclável, usar o projeto para educar clientes, colegas, prestadores de serviços e o publico em geral sobre o impacto ambiental das edificações e como diminui-lo.

6 Primeiro selo Green Building no Brasil

No Brasil, a agência do ABN Amro Real da Granja Viana, em São Paulo, pode ser o primeiro empreendimento a receber a certificação green building concedida às empresas que adotaram os critérios de sustentabilidade ambiental do LEED – sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental –, o selo mais difundido e reconhecido internacionalmente por ser orientado para o mercado sem perder de vista a responsabilidade ambiental. Foi criado pelo U.S Green Building Council (USGBC), um conselho aberto e voluntário de nível mundial que congrega lideranças de vários setores da indústria da construção, hoje em torno de 8.500 profissionais . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (588.9 Kb)   docx (463.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com