TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PLÁSTICAS INSERIDAS NO MEIO URBANO

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PLÁSTICAS INSERIDAS NO MEIO URBANO E A SUA PRESERVAÇÃO

Muitas obras de artes plásticas inseridas no meio urbano são marcos locais para moradores e usuários desses espaços, no entanto, por não conhecerem os autores e a história dessas obras, consequentemente não existe a preocupação com sua conservação. A falta de divulgação e informação dos fatos geradores desses marcos, impede que essas obras sejam melhor conhecidas e consequentemente valorizadas.

Ao longo do tempo percebe-se cada vez mais o descaso com obras de artes plásticas públicas no Brasil. É admissível a inercia do poder público? Todo esse descaso não tende a refletir na comunidade? A grande problemática está na negligência em relação a essas artes, já que algumas delas estão completamente abandonadas. Mesmo sendo relevantes para a sociedade de um modo geral, é patente o descuido.

A falta de manutenção juntamente com a omissão dos poderes públicos e privados, com a depredação e as intempéries, pode levar esses marcos a extinção, o que provocará uma lacuna e privará uma geração de fatos importantíssimos que aconteceram na história de um povo contada por meio das artes.

Desde a antiguidade as obras de arte, tanto arquitetônica como plásticas, inseridas no espaço público, tem uma significativa importância no desenho da cidade, visto que têm em si o poder de nos remeter ao passado nos relembrando fatos históricos que marcaram uma época, para quem conhece a história, e para quem não conhece desperta curiosidade.

No Egito temos as pirâmides; na Grécia os templos; Na Itália, A Piazza Navona. No Brasil, na Cidade de Congonhas do Campo, MG, temos os profetas esculpidos em pedra sabão defronte ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Na Cidade do Recife não é diferente, temos a Praça Joaquim Nabuco:

Esta praça evoca o fim da escravidão no Brasil, e homenageia o abolicionista Joaquim Nabuco; o monumento em estilo Art-Noveau tem escultura em bronze atribuída a João Bereta de Carrara e o pedestal em argamassa calcária a Pedro Mayol. Inaugurada no dia 28 de setembro de 1915 em comemoração à lei do Ventre Livre e à lei dos Sexagenários (PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, 2006).

Na Praça do Diário existe a escultura do Mascate e em vários outros pontos da cidade é possível visualizar esses marcos que registram fatos importantes da nossa história. Esses elementos importantíssimos de cunho artístico e cultural e com potencial enorme para atração turística, valorizam todo o entorno, agregando valores que somente eles podem oferecer, movimentando a economia local, criando novas oportunidades de trabalho.

Diante dos fatos apresentados, evidencia-se o quanto as obras de artes plásticas inseridas no meio urbano interferem e influenciam na dinâmica das cidades. A exemplo de duas obras de arte do artista plástico José Corbiniano Lins, que estão inseridas na Praça Abreu e Lima no bairro de Santo Amaro, no Recife, bem como a praça em si.

As artes plásticas criam marcos na paisagem urbana, por isso a importância da sua preservação, bem como, sua integração com a arquitetura moderna para a criação desses marcos, principalmente com características regionais. As artes públicas inseridas no meio urbano remetem aos fatos históricos geradores desses marcos. A história agrega valor a obra, porém, a falta de políticas públicas acarreta grandes prejuízos às artes no espaço urbano. Sendo assim, mostra-se primordial a intervenção dos Poderes Públicos para que tais obras não sejam perdidas, e com elas, partes da nossa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com