TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICIDADE E PROPAGANDA ARTES CLÁSSICAS E A IMPRESSÃO DO URBANO

Por:   •  11/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE 7 DE SETEMBRO 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA 

  

 

 

 

 

ARTES CLÁSSICAS E A IMPRESSÃO DO URBANO 

 

 

   

 

         

Bruna Raquel Cardoso Vieira

 

                     

 

 

 

 

Fortaleza – CE

2016

 

Bruna Raquel Cardoso Vieira

 

 

 

 

 

 

 

ARTES CLÁSSICAS E A IMPRESSÃO DO URBANO 

 

 

 

Pré-projeto de Pesquisa em Comunicação apresentado na Faculdade 7 de Setembro, curso Comunicação Social, como requisito para a disciplina de TCC1. 

 

Sugestão de Orientador (a): 

 

 

 

 

 

 

 

Fortaleza – CE

2016

 


SUMÁRIO 

   

 

1. PROBLEMATIZAÇÃO......................................................................................1

 

2. DESCRIÇÃO DO OBJETO...............................................................................3  

 

3. OBJETIVOS .....................................................................................................4

3.1 GERAL ............................................................................................................4

3.2 ESPECÍFICOS.................................................................................................4

   

4. ABORDAGEM TEÓRICA..................................................................................5

 

5. METODOLOGIA DA PESQUISA......................................................................6

   

REFERÊNCIAS ....................................................................................................7

 

1. PROBLEMATIZAÇÃO

A arte em sua genealogia tem varios momentos em que se descobrem novas formas de recriação de suas tecnicas, dando origem à novos movimentos artisticos. Os artistas do século XIX deram origem a um novo movimento quando obseravaram a essencia do cotidiano e a sensação do belo sobre o momento em que se presencia as vívidas mudanças do ''aqui e agora''. Retratavam, então, a natureza, não do tipo que se definia em outros movimentos, mas uma natureza vista pelos olhos do artista, aquela que não permanecia um segundo sequer sem ser transformada, pois a qualquer momento alguem passava pelas ruas, o vento batia no vestido da mulher que caminhava sob as árvores da praça, e a criança gargalhava como consequencia de um momento único de prazer. Esta impressão veio como uma transformação na forma de pintar um quadro, escolheu se expor fugindo do padrão estético de um quadro, e fez isso quase como que uma sutil rebeldia com os clássicos que ja estavam vestidos de desconfiança sobre essa nova exposição.

A arte urbana chega abrangendo ainda mais formas de expressão artística, exteriorizando sensações não só a partir da tinta mas também com o corpo, musica e outras plataformas. Os artista desses movimentos se assemelham no momento de seu simbolismo, diferenciando apensas seus pressupostos.

O vestido da mulher balançado pelo vento ao caminhar sobre as arvores, observada pelo artista é retratada em rápidas pinceladas pelo artista impressionista pois o mesmo vê ali mais do que um acontecimento ocasional, transforma o banal em poético de forma que nem mesmo seus modelos de inspirações o fariam; esse fenomeno pode-se comparar com o artísta urbano que ao se deparar com uma desigualdade social ou qualquer outro sentimento em que o bote em posição de uma certa indignação, sente a necessidade ou desejo de expor sua visão poética do ocorrido.

''Já não se trata de representar uma impressão instantanea, mas sim uma idéia, uma experiencia interior, algo essencial; trata- se de uma espécie de meditação que poderá levar a interrogação de ordem metafísica. Para lá do visível, a paisagem cria uma realidade subjetiva que se enrraiza na essencia das coisas e da estrutura do ser.'' (TUFFELI, Nicole, 2001, arte no século XIX)

Esta retratação é muito mais do que obras em telas ou paredes, emolduradas ou sujas de lama, é uma maneira de exibir e entregar livremente seus sentimentos complexos e inexprimíveis de sensações sentidas e maneira extrema. O reconhecimento da beleza da vida em acordar presenciar um dia calmo poderia permanecer como um devaneio, mas ao expressá-lo com tintas de cores calmas com modelos de expressões serenas imposto sobre uma plataforma urbana, faz com que várias outras pessoas possam observar o mesmo e a partir disso, reconhecerem novos sentimentos dentro de si mesmo.

A modernidade não é o que pode se chamar de necessário quando se trata de arte. O clássico, o tradicional, o belo é superestimado por uma zona de conforto, uma vez que o que se mantém no caminho em que estava anteriormente e funcionando sem oscilar, a necessidade de mudança se torna inexistente. O impressionismo, ao arriscar um novo movimento causou curiosidades e a principio pôde ser chamado de moderno. Em que momento um movimento moderno pode causar uma reação na sociedade? Entende-se que o movimento impressionista decidiu não entrar em certas atividades, das quais o movimento de arte urbana mais se interessou. A aceitação, indignação, paixão, compaixão, entre outros sentimentos que por muitas vezes acabam se revelando e forma violenta.

Violenta; dessa forma pode-se falar da arte da impressao e da arte de rua. O desespero em não ter mais o momento que acabou de passar, e o saber de que o momento que ainda virá também vai passar, não é o foco central do impressionismo, mas desperta em si o respeito pelo momento em que se presencia e pode até fazer com que o artista, mesmo que nem sempre expresse, vive em sua mente uma constante visão poética sobre tudo que se vive e vê.

2. DESCRIÇÃO DO OBJETO

A diversidade cultural tem sido de grande importância para a sociedade. Em um momento de situações objetivas e a convivência entre indivíduos que cada dia  avançam mais nas tecnologia e retrocedem nas formas naturais de expressão, a arte vem, quase como, uma maneira de resgatar o indivíduo e fazê-lo encontrar um mundo de expressões objetivas. A arte urbana abre novas fronteiras para os artistas de diferentes movimentos, pois é um mundo de subdivisões artísticas; o impressionismo com o urbano, surrealismo e o cubismo, expressionismo e barroco. Uma das melhores telas que se pode encontrar, é o muro de uma rua ou de um prédio; ou qualquer ambiente em que a expressão seja publicamente sentida e repassada. Ao iniciar um primeiro contato com este tipo de arte, nota-se detalhes que posteriormente passarão despercebidos ao olhar do artista envolvido com as formas de execução. O importante é entender que os pressupostos pré execução parte diferentemente de cada artista, uns de forma mais profissional, outros de forma mais amadora, mas a finalidade se pode comparar. Uma forma de expressar a sociedade que existe entro de cada um segundo os seus conceitos, uma forma de externar o que traz reflexão, felicidade e até raiva ou indignação; é notável que as artes urbanas chegaram também como uma maneira de manifestar o que não é aceito ou o que se deseja para os indivíduos marginalizados (deles e para eles), na primeira oportunidade que se tem de expressar seus pressupostos, acaba como que uma explosão de alguém que acabou de ter uma voz. Esse tipo de emoção pode vir através de um adolescente que acabou de passar por um momento de sensibilidade emociona, de uma mulher que esconde suas estranhezas e preza pelo conceito social de normalidade e vida ''bem sucedida'', de um homem com grande renome que so encontrou sossego na arte, como pode vim de uma pessoa aleatória sem comparação com nenhum destes perfis. O que eleva a arte a outro nível humano, é o fato de ser para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com