TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Instrução

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

A GDGADU

À AugRespLojSimb

“Vale do Rio Pardo” n.º 411

VM

1.º Vig

2.º Vig

MMII

Meus IIr

SFU

A PRIMEIRA INSTRUÇÃO DO APR:

AM Gabriel Castanheiro Gomes

Com muita humildade, vou relatar os meus primeiros ensinamentos do ritual A.: M.:

Seguindo o lema que muitos Ir.: usam com frequência, somos eternos aprendizes!                        

Desde o momento que comecei os preparativos do dia de minha iniciação, vi que a maçonaria é repleta de Rituais e Simbologias!
        O Ritualismo Maçom se tornam muito importantes pois traz suas tradições, com tudo mantendo seus costumes seu valores, ensinamento, doutrina e suas essências, que nasceram séculos atrás

        Como todos sabem a pouco tempo me transformei de um profano para um A.: M.: que se habilitava a ingressar nessa respeitável Loja, com plena consciência que não basta apenas ter passado no ritual de iniciação e obter frequência em nossos encontros, mais que é preciso de dedicação, reflexão, estudo e claro exercer o que aprendemos com nossos IIr.:

O grau de Apr∴ nada mais é o alicerce da Maç∴simbólica, pois nele está contida toda a moral para o aperfeiçoamento humano, o trabalho de desbaste da P∴B∴, ou seja, o desvencilhar de defeitos e paixões, para a sedimentação e concretização da real obra da Maç∴, o da construção moral da humanidade.

        Confesso que me emocionei, quando fui reconhecido pelo Ir.: 2º Vigilante, pelo Sinal, pelo Toque e pela Palavra que permitem aos maçons o reconhecimento entre si. Com a mesma emoção foi quando o Ir.: 1º Vigilante empulhou o maço e o cinzel. A interpretação desse simples ato é repleta de muita beleza pois marca o início de um longo trabalho de aperfeiçoamento. Sou uma pedra Bruta que necessita dos instrumentos e utensílios que me foram apresentados, sendo eles:

A Régua de 24 polegadas o maço e o cinzel, para que o tempo, a inteligência e a paciência sejam sempre exaltadas. A Régua de 24 Polegadas utilizada para medir a delinear os trabalhos, agora serve para mostrar que o dia tem 24 horas

O Maço: Sem o qual nenhuma obra pode ser acabada. Deve sempre servir como lembrança de que o trabalho é uma obrigação do homem e também que qualquer habilidade empregada sem a utilização da razão acaba sendo de pouco valor.

O cinzel: dá o contorno, forma e regularidade, que a pedra necessita para ficar polida, portanto, é preciso paciência para alcançar os resultados esperados, que são o habito da virtude, a iluminação da inteligência e a purificação da alma que somente são obtidas pelo os nossos esforços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com