TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Região. Tema Geográfico da Organização do Espaço”

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

O capitulo IV – “A região. Tema geográfico da organização do espaço” – do livro “A ação do homem” (Difusão europeia do livro - 1968) do geografo francês Pierre George traz um conjunto de ideias abordando o conceito de região.

Existe uma pequena “controvérsia” dentro da geografia sobre o conceito citado acima, pois cada geógrafo possui um pensamento e opinião sobre o assunto. As definições para região são diversas, para o geografo estadunidense Richard Hartshorne a região é o resultado de continuas ações humanas no espaço aliadas as dinâmicas da natureza. Esta teoria se difere da definição de região dada pelo geografo francês La Blache, onde para o mesmo, a região existia no espaço independente da vontade humana. Ainda muitas outras definições existem e ainda irá surgir por isso o conceito de região ainda é algo tão discutido dentro da geografia.

Para o autor, o geografo Pierre George:

 O termo região é de essência geográfica na medida em que designa uma porção de espaço caracterizada por um ou vários dados definidos pelo qualificativo apenso à palavra região. Mas só existe região geográfica propriamente dita na medida em que a porção de espaço considerada é apresentada, no maior numero possível de particularidades, como conjunto sintético. Encontram-se, naturalmente, na procura das definições da região como dado geográfico, todos os problemas epistemológicos da geografia, pois, na verdade, a região é justamente o tema de representação geográfica do espaço e, por isso mesmo, o tema fundamental da geografia (GEORGE, 1968, pxx)

É certo que uma região sempre será lembrada por um critério que melhor a caracterize e para o autor, a região, como representação geográfica, pode ser definida por diversos fatores que lhe dão certa “individualidade”, entre eles os de região natural e região histórica. A região natural tem como base o determinismo ambiental, se caracteriza pela uniformidade resultante da combinação ou interação em áreas dos elementos da natureza: o clima, vegetação, relevo, geologia, entre outros.

A região mediterrânea, na França, é um exemplo de região natural, onde sua homogeneidade procede da posição, clima, da vegetação, dos tipos de relevo que resultam, em grande parte, dos efeitos climáticos. Um exemplo de região natural na América do Sul são os pampas, região que abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos AiresLa PampaSanta FéCórdobaEntre Ríos e Corrientes.

A região histórica envolve fatores um pouco mais complexos, onde regiões compartilham de uma longa historia em comum, dando-lhes assim, uma uniformidade. Um exemplo de região histórica é a Normandia, localizada no noroeste da França, é dividida em baixa Normandia e alta Normandia, regiões que se assemelham historicamente por conta da guerra da Normandia, durante a Segunda guerra mundial.

Esses fatores, porem, muitas vezes, podem se combinar, mas os limites que cada um define no espaço raramente resultam em um limite único e preciso, ocorrendo, assim, uma das razões para a dificuldade em delimitar regiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com