TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vegetação e Espaços livres

Por:   •  30/11/2017  •  Seminário  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

4.2. Vegetação e Espaços livres

As ruas da comunidade do Dendê são bastantes arborizados e é possível encontrar várias árvores, plantas e matagais. Apesar de não haver canteiros com vegetação, o Dendê é uma comunidade bem abastecida por estar próximo a uma área de preservação que é o mangue do Rio Cocó, é comum ver calçadas com árvores (ver figura 6). A comunidade recentemente passou por uma derrubada de árvores para a construção de habitações sociais

4.2.1. Área de Preservação

No mangue do Rio Cocó é possível encontrar várias moradias irregulares, em situações precárias, onde as pessoas vivem de formas insalubres (ver figura 7). Ao longo do Rio Cocó é possível ver áreas descampadas que serve de “praia” para moradores da Comunidade do Dendê e do Caça e Pesca, a água apresenta uma espuma que indica poluição.

A especulação imobiliária e o crescimento desordenado da cidade tornam ainda maior o desafio que a fauna e a floram enfrentam para sobreviver aos descasos da população e do poder público. Ao redor do mangue encontra-se sacolas plásticas presas a raízes, dejetos fecais, resto de comidas e animais em decomposição, entre outras coisas.

A revitalização dessa área está acarretando em uma vasta derrubada de árvores. O projeto prevê a implantação de habitações sociais para os moradores dessa região, a recuperação da faixa de proteção do mangue do Rio Cocó, construção de equipamentos comunitários que beneficiarão 1.080 moradores, execução de obras de infraestrutura — água, esgoto, drenagem, iluminação, praças e pavimentação das vias —, abastecimento de água para 3.748 famílias, cerca de 641 pessoas serão desapropriadas de terrenos, porém receberão indenização. Todos os 320 imóveis presentes na área de preservação serão retirados.

Moradores de uma região da comunidade começaram a reclamar da derrubada das árvores e retirada da vegetação nativa em um terreno vizinho a um condomínio logo no início das obras de revitalização. Essas árvores foram retiradas para a construção das unidades habitacionais para o reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco.

4.2.2. Praças e Equipamentos de Lazer

A comunidade Dendê não possuem praças, porém na Rua Cidade Ecológica logo ao lado da comunidade é possível encontrar duas praças: a Praça da Juventude (ver figura 8) e a Praça da Justiça. Essas duas praças servem para a comunidade, porém o maior destaque é para a Praça da Juventude, pois ela tem ajudado a muitos jovens a buscarem o esporte e sair da criminalidade.

Inaugurada em 2011, a Praça da Juventude Dendê, situada na Rua Ésio Lima Verde, situada na área de abrangência da SER — Secretaria Executiva Regional VI, possui, em seus 1.667,48 m² de área, uma quadra poliesportiva coberta, área de vivência, pista de skate com suporte para 20 skatistas simultâneos, teatro de arena com duas arquibancadas e campo de areia. Além disso, a praça conta com vestiários, administração e cinco banheiros masculinos e femininos cada, todos acessíveis. Ressalta-se que o espaço também possui 250m² de piso táctil em todo o perímetro da praça para garantir acessibilidade aos equipamentos — exceto para pista de skate e o campo de areia.

As Praças da Juventude são um projeto do Ministério dos Esportes que pretendem diminuir a carência de equipamentos públicos, atendendo às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer. O projeto coloca em prática a visão que o Ministério dos Esportes tem de democratização do acesso ao esporte e ao lazer, levando saúde e qualidade de vida para toda a população. Assim, pretende-se democratizar a prática esportiva e incentivar a atividade física independente de classe social, gênero ou faixa etária, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade social e econômica, a fim de diminuir a exclusão social. Além disso, as Praças da Juventude serão mais um instrumento para o fortalecimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com