TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A civilização do espetáculo

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Semestre:

3° Semestre

Turno: Matutino

Disciplina: Projeto III

Turma:140151

Aluno: Geônio Gustavo Miranda dos Santos

Matrícula:AQ16018M4C2

Data:18/08/2017

Professora: Ana Catharina e Mirian Nardelli

ASSUNTO

A Civilização do Espetáculo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LLOSA, Mario Vargas. A Civilização do Espetáculo. Editora Objetiva. 29-51;

http://judao.com.br/idiocracia-10-anos-depois-a-vida-imita-a-arte/

RESUMO

O texto fala da sociedade atual que é fissurada em entretenimento e a relação deste com a banalização da cultura. O entretenimento transformou-se na coisa que as pessoas mais procuram no seu dia a dia, dar toda essa importância à diversão para fugir de vidas deprimentes, rotineiras e banais traz algumas consequências como a banalização da cultura, generalização do fútil e crescimento da mídia irresponsável e imbecil. Com a ascensão das classes médias na sociedade veio o aumento do ócio que, junto com a democratização da cultura, tornaram a busca por entretenimento uma ambição mundial. Como consequências do surgimento da "sociedade do espetáculo" temos o quase desaparecimento da crítica especializada, essa sendo substituída pela publicidade, e a massificação das pessoas em um todo.

As celebridades tomaram o lugar dos pensadores, elas pregam o que é bom e o que é ruim, dão suas opiniões políticas e essas são aceitas, não porque as celebridades são intelectuais e inteligentes, mas simplesmente porque elas aparecem muito na mídia e o mundo não dá mais espaço para os intelectuais. A opinião das celebridades acaba sendo uma das maiores influências para a massa.

Quase tudo no mundo passou por transformações. Desde a política, à religião ou à sexualidade começaram a ser influenciadas pela publicidade e pela futilidade, tendo como consequências mais alterações negativas do que positivas para a sociedade.

Isso tudo nos faz associar o que a sociedade está se tornando ao que é retratado no filme Idiocracia, de Mike Judge, uma sátira que retrata o mundo em um futuro onde ocorre não apenas uma distopia, como também uma sociedade na qual a publicidade domina e existe um verdadeiro culto ao anti-intelectualismo. Nessa trama todas as pessoas são influenciadas a serem burras, a apenas consumir e nunca se informar, o entretenimento não é mais somente algo importante para essa sociedade, é simplesmente a única coisa que importa!

Em relação a obras arquitetônicas, devemos aprender a criticar projetos com base em estudos e informações que nos dirão quais pontos do projeto são positivos e quais são os negativos, e não tomar como verdade absoluta quando pessoas com influência dizem, sem base alguma, se aquilo é bom ou ruim, bonito ou feio.

VISTO:

Em:         /         /      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (108.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com