TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CORRELATOS: RESIDÊNCIA MILAN DE MARCOS ACAYABA

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANÁLISE DE CORRELATOS:

Residência Milan de Marcos Acayaba


[pic 2]


INTRODUÇÃO

A Análise de Correlatos consiste em conhecer as procuras estéticas da atualidade em busca de produzir novos produtos ao mercado visando incluí-los no meio de consumo atual ao qual se propõe, consultando sempre tecnologias novas e inovadoras, transformando assim, algo mais tradicional e habitual em algo inovador, que se adeque ao cliente.

Em sua parte estética, em relação ao desejo do cliente, visa buscar o caráter visual do qual se ajuste as necessidades de conforto e aparência do ambiente, tanto do projeto em si, quanto ao seu redor, seu valor cultural, conceitos entre outros.

Neste trabalho, iremos analisar o senso estético, os conhecimentos a contextualização, técnicas, e demais conceitos sobre a Residência Milan do Arquiteto e Urbanista Marcos de Azevedo Acayaba.


DESENVOLVIMENTO

O presente trabalha trata-se da Residência Milan de Marcos Acayaba (Marcos de Azevedo Acayaba, Arquiteto, Urbanista e Professor, nascido em 1944, São Paulo – SP), situada na Cidade Jardim em São Paulo – SP. O projeto foi elaborado pelos Arquitetos e Urbanistas Marcos de Azevedo Acayaba e Marlene Milan Acayaba em 1972, executado para moradia de sua cunhada, Marlene, com a inspiração em Oscar Niemayer.

Sua construção teve início em 1972 e finalizada em 1975, com a área do terreno e ocupação de 2150m², tendo 21% da taxa ocupação, tendo uma área construída de 791m², sendo que, tem 391m² de área útil.

  1. Plantas:
  1. Da Implantação, vista superior:

[pic 3]

  1. Planta do Térreo:

[pic 4]

  1. Planta Superior:

[pic 5]

  1. Detalhes:

[pic 6]

  1. Croqui (Esboço):

[pic 7]

  1. Conceito e Partido:

O Arquiteto Marcos Acayaba foi convidado a projetar a casa de sua cunhada, irmã de sua esposa, Marlene Acayaba, tinha como influencia o grande Arquiteto Oscar Niemeyer, e, como era recém formado em Arquitetura e Urbanismo, até o momento não era muito reconhecido na área.

Marcos afirma ter se inspirado no Clube Diamantino, composto por Concreto Armado em 1950 por Oscar Niemeyer, sendo assim, seu projeto ficou com um desnível com três níveis, executando uma distribuição dos espaços, fazendo com que todos fiquem bem aparentes e ligados.

A estrutura da residência foi feita grande maioria em Concreto Armado, sendo, sua estrutura, sua cobertura em casca com isolamento de Poliuretano, sua laje nervurada tipo “Caixão Perdido” de isopor, e, sua Alvenaria com concreto armado e celular-pumex, as escadas e os acabamentos, contando com divisórias internas em madeira.

  1. Técnicas Utilizadas:

Baseado nos moldes do modernismo paulista, e a inspiração já mencionada por Niemeyer, foi utilizado em grande parte o concreto armado, principalmente aparente, conectando a parte externa e a interna da residência, com as divisórias em madeira elevando o nível da mesma, com suas portas sem o uso de batentes.

O concreto foi distribuído por bombeamento, tornando a execução demasiadamente demorada para alcançar os objetivos. Foi utilizado também formas de madeiras complexas e artesanais, sendo fabricadas.

A cobertura da residência, o que também chama a atenção visual, foi toda feita em concreto armado fundido in loco, contando com diversas espessuras, com o total de 25m x 17m em sua área, com ângulos de arranque de 30° se apoiando nas extremidades do terreno, amparada nas sapatas de fundação que tem vãos livres de 33m. O desenho da mesma surgiu a partir de dois arcos de círculos de raios contraditórios entre si com tangestes abrangendo as extremidades das mesmas.

  1. Entorno e Cultura:

A Residência conta com uma vista incrível de uma vasta vegetação repleta de diversas tipos de árvores e uma área grande com grama, dissimulando a visão das outras residências que se encontram em volta da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (258.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com