TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SINCRÔNICA DE EQUIPAMENTOS URBANOS

Por:   •  12/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE SINCRÔNICA DE EQUIPAMENTOS URBANOS

[pic 1]

SÃO PAULO

2017

Quiosque multiuso

AJ 40 Under 40

[pic 2]

AUTOR: Arquiteto Francesco Draisci

LOCALIZAÇÃO: BBC Television Center no oeste de Londres

DIMENSÕES: Círculo de 6m, 28m² no interior

MATERIAIS: Todos os componentes principais são feitos de aço e os acessórios são de madeira, na qual são aparafusados ​​na estrutura externa para criar prateleiras e assentos, enquanto os serviços são suportados pela estrutura interna e expostos para fácil manutenção.

EQUIPAMENTOS: O mobiliário possui teto verde, com vegetação de pequeno porte, além de bancos e mesinhas que estão junto fixas na estrutura externa, assim como também tem prateleiras, pia e um banco interno que equivale a um terço do quiosque.

USO: O interior de 28 m² é mantido aberto e flexível, permitindo um ajuste fácil de contadores e prateleiras, para se adaptar a diferentes cenários de arrendamento, com possibilidades que vão desde mini galerias de arte até boutique, loja de varejo, flor e café.

ANÁLISE GERAL: O projeto se torna interessante por sua forma orgânica, pois sendo redonda não possui frente ou traseira, criando assim um generoso quiosque que acolhe pessoas para suas multiutilidades, permitindo uma socialização dos usuários ao sentar-se em seu redor.

Banheiro Público

Public Toilet Unit

[pic 3]

AUTOR: Schleifer & Milczanowski Architekci

LOCALIZAÇÃO: Gdańsk, Downtown- Polónia

DIMENSÕES: Não informadas pela referência.

MATERIAIS: A base do banheiro é uma construção de armação de aço, pela qual é apoiado em uma base de laje. O externo é cercado de painéis de chapas de cerâmica em cores enferrujadas.  As costelas são polidas e uma ligeira deformadas.

EQUIPAMENTOS: O mobiliário possui vaso sanitário, cuba, torneira, acessório para papel higiênico, trocador articulado e barras de apoio para pessoas com deficiência.

USO: Além de ser um banheiro público, a deformação da forma exterior permite estacionar as rodas de bicicleta entre elas.

ACESSIBILIDADE: Para a acessibilidade de pessoas com deficiência, foi utilizado as medidas de rotação de cadeira de rodas, além de colocar as barras de apoio. Como as mães que saem com crianças tem dificuldade para achar lugares para trocar os seus bebês, foi implantado um trocador articulado, não compactando o espaço interior.

ANÁLISE GERAL: O projeto é bem interessante pois ele foi desenvolvido para as cidades futuras, com materiais que não afetam tanto o meio ambiente, além de utilizar a multifuncionalidades e não excluir as pessoas com deficiência dos parâmetros de projetos futurísticos. A sua forma se assemelha a uma gota de água, sugerindo uma associação com a proteção ambiental, as energias renováveis ​​e o conceito de design sustentável, manuseando também o vidro do teto para a iluminação natural e o ganho de energia através do sistema de aquecimento.

Abrigo de ônibus

Osmose

[pic 4]

AUTOR: Marc Aurel do estúdio MA 

LOCALIZAÇÃO: Gare de Iyon- Paris

DIMENSÕES: O espaço de descanso do dossel mede 85 metros quadrados e é dividido em três componentes ao ar livre

MATERIAIS: Foi utilizado em maior parte o aço, mais também implantou vidro aquecido e painéis eletrônicos.

EQUIPAMENTOS: O segmento mais à esquerda da estação é feito por uma coleção de mapas iluminados e imóveis da área com tempos de trânsito decorando a parede.

O segundo segmento possui dois bancos, um voltado para o trânsito da rua, enquanto o outro reflete sua posição no lado oposto. O sistema de assentos possui um quadro um painel de vidro que é decorado pelas ruas da cidade de Paris desenhada na forma de um sistema de aquecimento em branco, também possuindo um mapa digital interativo ao lado do assento virado à rua que determina a localização do ônibus que se aproxima em tempo real e que emite o som avisando aos passageiros que o ônibus está se aproximando. No terceiro segmento existe uma sala de leitura ao ar livre com banco e equipado com um sistema de prateleiras, contendo uma pequena biblioteca de empréstimos. O designer também incorporou tomadas elétricas para recarregar pequenos dispositivos pessoais e um paraciclo situado na parte traseira do mobiliário.

 ACESSIBILIDADE: Por ter uma estrutura muito grande com possiblidade de transitar em seu interior, o projeto possui espaçamento acessível para pessoas de cadeira de rodas usufruir sem constrangimento.

        

ANÁLISE GERAL: O projeto se destaca pelo fato de atender várias necessidades que a atualidade está exigindo, como saber a localização do ônibus, carregar dispositivos móveis, estacionar as bicicletas e ler ao livre (incentivo à mobilidade ativa e a leitura).

Abrigo em ponto de táxi

Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (882.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com