TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobiliário urbano, equipamentos, esporte e lazer

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

MOBILIÁRIO URBANO

        A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) caracteriza como sendo mobiliário urbano “todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público em espaços públicos e privados” (NBR 9283/1986). Divide-se ainda em nove categorias que vai desde circulação e transporte (ponto de ônibus, acesso ao metrô, bicicletário e etc.), passando por esporte e lazer (mesas, assentos, playground e etc.), infraestrutura (caixa de correio, telefone público, poste de luz, lixeira e etc.) e até comércio (barraca, trailer e etc.).

        No estudo de inserção urbanística e paisagística realizado no entorno imediato do terreno foi encontrado apenas alguns poucos mobiliários para exercício ao ar livre, postes, bancos e containers de lixo/entulho, como mostra o recorte do mapa e imagens a baixo. Há uma disponibilidade maior de mobiliários para responder as necessidades dos moradores da região quando se adentra mais aos bairros, tanto no bairro do Nordeste de Amaralina, quanto no bairro da Pituba, principalmente na Pituba onde foi possível encontrar em maior número os mobiliários já citados a cima e também bancas e barracas de serviço e comércio (chaveiros, barraca de frutas e banca de revistas). No Nordeste de Amaralina, no entanto, os mobiliários encontrados são poucos e mal distribuídos, ou seja, não responde bem as necessidades da população que vive nessa região, fazendo com que os mesmos precisem se deslocar grandes distâncias para conseguir ter acesso a um telefone público ou algum serviço oferecido pelas barracas (apenas um em toda extensão estudada).

[pic 1]           [pic 2][pic 3]

           Pontos de ónibus são encontrados apenas na Avenida Onze de Novembro que corta o Nordeste de Amaralina ao meio, porém, não se extende a toda a avenida e também na Avenida Manoel Dias da Silva que por sua vez não supri a necessidade da população do Nordeste, fazendo com seus moradores tenham que se deslocar grandes distâncias para conseguir ter acesso aos onibus. Há pontos de ônibus também do outro lado do Parque da Cidade (na sua entrada principal), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, mas os moradores precisam atrevasar todo o parque para poder chegar a esses pontos. Por fim, os mobiliários encontrados no estudo da poligonal foram conteiners, mobiliário para exércicio, bancos, postes, telefones públicos, lixeiras, barracas e bancas e pontos de ônibus.

EQUIPAMENTO URBANO

        De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) constitui-se como equipamento urbano “todos os bens públicos e privados, de utilidade pública, destinação à prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados” (NBR 9284/1986). A partir dessa definição a ABNT divide equipamentos urbanos em dez categorias como cultura e religião (biblioteca, cemitério, cinema e etc.), esporte e lazer (clube, ginásio de esportes, piscina pública e etc.), infraestrutura (rádio e televisão, energia elétrica, abastecimento de água e etc.) e outros.

        Na poligonal do terreno estudado foram encontradas escolas, posto da polícia militar, igrejas e centro social. De imediato ao terreno temos a Escola Municipal Professora Anita Barbuda e nas imediações estão a Escola Polivalente de Amaralina e Colégio Estadual Professor Carlos Santana, e a partir do levantando do mapa foi possível perceber que a quantidade de escolas oferecidas pelo municipal ou pelo estado não suprem a necessidade da população do bairro que é muito grande e populoso, logo, com um grande número de crianças e adolescentes que precisam de educação. Ainda temos nas imediações a 40º CIPM da Polícia Militar do Estado da Bahia, já que estamos estudando um bairro popular com um número alto de violência e tráfico de drogas. Encontramos também o Centro Social Urbano – Base Comunitária de Segurança gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, que tem como objetivo integrar atividades de lazer, esporte, informação, formação e qualificação profissional visando maior organização e integração na comunidade e entre as comunidades. E por fim, encontramos os centros religiosos que são a Igreja Assembleia de Deus Nova Esperança, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e a Igreja Batista Nova Sinai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com