TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO PAISAGISMO

Por:   •  18/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

O homem em sociedade

Seguindo os conceitos da natureza humana e sua essência evolucionária, aponta-se claramente o estilo de vida em grupos. O que antes fora um atributo primordialmente voltado para a sobrevivência, hoje se tem uma visão de maior amplitude sobre a complexidade que é a vida em sociedade. Um complô de pontos positivos e negativos cerca simultaneamente esse tipo de agrupamento. Da mesma forma que a sociedade pode reger as bases e fundações para cada um, ela pode corromper. Portanto, torna-se imprescindível um código de ética para que o corpo social não seja falho.

Conforme a prática do nomadismo foi sendo substituída pela agricultura, a necessidade de se ter um sistema organizacional estava clara. A estruturação desse novo modelo foi árdua, se desenvolvendo diferentemente para cada civilização. Líderes e representantes foram eleitos, monarquias foram erguidas, repúblicas foram instituídas, e ainda assim, mesmo com as mais variadas tipologias e conceitos criados e testados para o Estado, não existe igualdade plena em uma vida em comunidade. A história apresenta e exemplifica todos esses erros, seja a escravidão estabelecida em diversos pontos, o arianismo, o endeusamento de imperadores e faraós, a inferiorização dada à mulher medieval, o absolutismo, as ditaduras, entre muitos outros desprazeres proporcionados nesse modelo.

Opina-se degradante observar todos os erros e infortúnios se repetirem casualmente até hoje. Independentemente do quão desenvolvida a humanidade veio a ser, a sociedade antropológica, sua própria criação, veio a se tornar seu próprio mártir. Ela corrompeu e gananciou a mente humana, artificiando e criando conceitos que outras espécies desconhecem.

Falar em democracia pura é exageradamente utópico, vive-se na dita soberania popular, mas nunca é sentido um favorecimento igual por todos. O comunismo, socialismo e o nunca instituído anarquismo regeram esses ideais, infelizmente não adotados como em sua essência filosófica e sociológica.

Embora a partir dos casos apresentados aparente ser inútil uma tentativa de se impor, ainda assim é possível com as leis e motivações certas reduzir gradativamente e sequencialmente essas intercorrências. A ética mesmo sendo divergente para cada um, por se tratar de algo da natureza e o alicerce do comportamento humano, pode vir a ser o diferencial diante dessas problemáticas.

Sendo assim, acredita-se no potencial que a ética pode influenciar e acarretar na fundamentação de códigos, leis e direitos justos aos constituintes da sociedade. Deixando de pensar como indivíduo, e começando uma linha de raciocínio como um grupo, crê-se que o fortalecimento das concepções e caráter de cada um venha a refletir de maneira concordante e otimista nos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com