TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barro Mineiro e Aleijadinho

Por:   •  26/11/2019  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Barroco Mineiro e Aleijadinho – Expedições

O Barroco veio para as américas nas expedições marítimas, no Brasil ele se desenvolveu de uma forma original, devido a descoberta do ouro o barroco se desenvolveu de forma rica, especialmente em Ouro Preto, onde, foi descoberto novos artistas de grande importância, sendo eles, Mestre Ataíde e Aleijadinho.

O Barroco e o Rococó são dois estilos distintos. O Rococó é um estilo francês e seu contexto histórico é o iluminismo, conhecido como uma arte não ideológica, com o objetivo de tornar a vida cotidiana mais leve, é muito importante também para a história do Brasil. O Barroco é mais conhecido e possui um potencial muito grande, seu significado é perola irregular e se dá pelo estilo que não é dentro das normas, é um estilo italiano e o contexto histórico foram as monarquias absolutistas e a contrarreforma.

Minas Gerais teve muita importância para o Barroco por causa do ouro, por isso surgiu a expressão Barroco Mineiro, devido a localização geográfica do estado teve uma adaptação dos materiais utilizados nos demais estados, um material muito utilizado foi a pedra sabão. Ouro Preto foi um diferencial nas artes, a cidade foi erguida nos mares de morros de Minas Gerais, o caminho do ouro extraído em Minas conta bastante sobre a história do Brasil, nas cidades mineiras se encontra em grande quantidade de obras barrocas, Minas começou a importar mão de obra cara de Portugal.

O Barroco no Brasil e na Europa tiveram seu auge em épocas distintas, enquanto na Europa já estava em declive, no brasil estava no auge, principalmente em Minas. No seu auge surgiu os grandes artistas barrocos, um deles é Aleijadinho. Aleijadinho é um artista diferenciado, criou suas obras em pedra sabão, sendo esculturas, projetos arquitetônicos, em sua grande maioria, localizadas nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del Rey e Congonhas, os principais monumentos que possui suas obras são igrejas e o santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas.

Aleijadinho foi um grande influenciador das artes, ele aprendeu com outros artistas do período e era genial, muito criativo, ousado e se destacava no meio, as figuras tem expressões fortes, originais e únicas, as expressões faciais eram completamente diferenciadas e as formas dos corpos também, ele queria passar uma mensagem, verdade, nas obras. Alguns autores falam que a doença que ele possuía, foi um embalo para ele produzir mais obras, e as obras mais relevantes foram na época que a doença estava em estado avançado.

Aleijadinho deixou sua marca registrada como uma herança para a história da arte, ele foi um dos grandes gênios do barroco no mundo inteiro.

Fonte: Youtube

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com