TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festa Dos Mineiros 2013

Artigo: Festa Dos Mineiros 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

omo a Native, empresa que produz alimentos orgânicos de modo rentável usando processos agrícolas e industriais compatíveis com os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme observaram Carvalho e Barbieri (2009). Essa empresa contraria as afirmações de Norman Borlaug, pai da revolução verde e prêmio Nobel da Paz, de que a agricultura orgânica é menos adequada ao meio ambiente, pois, apresentando menor produtividade, requer mais áreas de lavoura para atender a mesma demanda por alimentos (THE ECONOMIST, 2006). A alta produtividade dessa empresa, que garante sua sustentabilidade econômica, foi conseguida por meio de um intenso esforço de inovação em produto, processo, gestão e no modelo de negócio, tais como a eliminação da queimada para o corte da cana, controle biológico de pragas, fertilização orgânica, novos dispositivos em máquinas e implementos agrícolas para evitar a compactação do solo e preservar a biodiversidade terrestre, entre outras. Essas inovações proporcionaram benefícios ambientais, como redução das emissões de gases de efeito estufa, aumento da biodiversidade e redução da necessidade de fertilizantes minerais, que seriam extraídos da natureza e transportados por longas distâncias, consumindo combustíveis fósseis. Também trouxe melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e habitantes do entorno, não contribuindo para a incidência de problemas respiratórios que ocorrem onde o corte da cana é feito da forma convencional (CARVALHO; BARBIERI, 2009).

A partir da compreensão do texto de Barbieri et al., é correto afirmar que:

A empresa Native teve de desenvolver novas competências para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável dos negócios.

A imagem da Native fica fortalecida e pode servir de modelo de sucesso para outras organizações

Desenvolver produtos sustentáveis pode representar uma oportunidade para obter melhores retornos econômicos e financeiros.

Está comprovado cientificamente que a agricultura orgânica traz menor produtividade e maior risco à preservação da biodiversidade.

A Native é um exemplo de integração entre as dimensões econômica, social e ambiental do conceito de sustentabilidade empresarial.

Estão corretas as afirmativas expressas em:

Escolher uma resposta.

a. I, II, IV e V, apenas.

b. I e V, apenas.

c. II, IV e V, apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com