TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Jean Nouveau

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

O AUTOR -  JEAN NOUVEL[pic 1]

        Jean Nouvel, nascido em 12 de agosto de 1945 na cidade deFumel, na França, se tornou um dos mais importantes arquitetos do século XXI. Mudou-se para Paris em sua juventude para ingressar na École des Beaux-ArtsEle.

        Era 1987 quando Nouvel juntou a fama internacional através do projeto do Instituto do Mundo Árabe em Paris e até ganhou o Prêmio Aga Khan por ele. A característica original deste design ultra moderno era sua fachada que compreende um mecanismo high tech operado por células fotoelétricas que automaticamente se abrem e fecham em resposta à intensidade da luz, e ao mesmo tempo interpreta as geometrias e se utiliza disso como um equipamento decorativo carregado de tradição, cultura e significado.

        Durante seus primeiros dias, as propostas de construção de Nouvel foram baseadas em idéias muito críticas que costumavam enfrentar a rejeição na maioria das vezes, acabando assim por não ser construídas, mas ainda o conseguiram reconhecimento entre os arquitetos.
        Segundo o livro
Folha Grandes Arquitetos: Edição Jean Nouvel, sua arquitetura é definida como uma “sabia alternância de  de concomitantes, tradição e inovação, artificialidade e naturalidade, transparência e opacidade”. Ele quebrou a estética do modernismo e do pós-modernismo para criar uma linguagem estilística própria. Jean supera constantemente a ideia de tempo, comprimindo passado, presente e futuro em um único agir, fugindo a qualquer tentativa de normalização. 
        Os projetos de Jean Nouvel transformam as paisagens em que são construídos, muitas vezes tornando-se grandes eventos urbanos por direito próprio. Sua abordagem única, impulsionada pelas especificidades do contexto, programa e site provou ser eficaz em inúmeros sucessos ao redor do mundo, participando ativamente na história. Dessa forma, suas obras se diferenciam tanto uma das outras, cada uma com uma especificidade própria e individual.
        Em um ensaio intitulado
Love Context, Eric Lapierre descreve os projetos do arquiteto como "o resultado do encontro entre uma poética pessoal centrada na percepção dos sentidos e a importância de um local do qual colhe e exalta os valores as carecteristicas. principais.”.
        Atualmente possui seu próprio escritorio, o Atelier Jean Nouvel, fundado em 1994. É um dos maiores da França, com 140 pessoas na sede em Paris. Ateliers Jean Nouvel são localizados em Roma, Genebra, Madrid e Barcelona. Eles estão trabalhando em 30 projetos ativos em 13 países.
        Entre as principais obras de sua carreira estão: Palais de Justice, França; Torre Agbar, Barcelona, Espanha; Copenhagen Concert Hall, Copenhaga, Dinamarca; Filarmônica de Paris, Paris.
        Nouvel, de 62 anos, foi homenageado pelo conjunto da carreira, marcada por "sua valente busca de novas idéias e o questionamento das normas aceitas, para superar os limites em seu campo de atividade", declarou Thomas Pritzker, presidente da fundação Hyatt, que entrega o prêmio desde 1979.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (578.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com