TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codificadores

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Um codificador é um circuito combinatório que realiza a operação inversa do decodificador.

Codificador – Codificador é um circuito que mapeia um conjunto de entradas em um conjunto de saídas segundo uma função de codificação – Em outras palavras, é um circuito que transforma uma informação de um formato para outro – Um codificador é normalmente implementado de forma combinacional – Implementação deste em VHDL pode ser realizada com o comando with- select – Representação gráfica de codificador genérico E0E0 E1E1 ENEN S0S0 S1S1 SMSM

Tem 2n linhas de entrada e tem n saídas, funcionando do seguinte modo: assumindo que apenas uma das linhas de entrada está ‘1’, num dado instante de tempo, a saída de um codificador é a combinação binária que corresponde ao índice dessa linha. Por exemplo, num codificador 8/3, se a linha de entrada 5 estiver a ‘1’, então o resultado nas saídas será a combinação binária correspondente ao número 5 – “101”.

 A seguinte tabela ilustra o funcionamento de um codificador 4/2. Note que a tabela representada não é bem uma tabela de verdade, pois não se encontra descrito o comportamento do circuito para todas as combinações de entrada. Só estão presentes os casos em que apenas uma e só uma das linhas de entrada D0 a D3 está a ‘1’.

[pic 1]

Os restantes casos seriam casos em que poderiam estar várias linhas activadas em simultâneo (ou mesmo nenhuma linha activada).

Existem vários critérios possíveis para lidar com esses casos: dar sempre o resultado 0, ser indiferente o resultado que dá, ou dar a combinação correspondente à linha com menor índice que foi activada (ou a correspondente à linha de maior índice).

Neste último caso tem-se um circuito chamado codificador de prioridades, que impõe prioridades entre as diversas linhas.

Por exemplo, se as linhas D1 e D3 se encontrassem ambas activadas, então o resultado da saída seria a combinação “01” – pode-se, portanto, afirmar que a linha 1 tem prioridade em relação à linha 3. Um codificador para o qual é indiferente o valor das saídas no caso de estarem várias linhas activadas em simultâneo (ou não estar nenhuma linha activada) pode ser facilmente construído usando apenas portas OR.

 Como exemplo, será ilustrada a construção de um codificador 4/2, descrito pela tabela anterior. Com base na tabela, pode constatar-se que o bit menos significativo das saídas – A0 – fica a ‘1’ quando uma das linhas de entrada D1 ou D3 está a ‘1’.

Sendo assim, pode-se escrever: A0 = D1 + D3 Já a saída A1 só vai a ‘1’ quando uma das linhas D2 ou D3 está activada. Fica então: A1 = D2 + D3 O circuito resultante seria o apresentado na seguinte figura:

[pic 2]

Este circuito tem a particularidade de as saídas não dependerem explicitamente de D0.

Circuito que implementa a codificação.

Exemplo: Codificador decimal para BCD Entradas: 10 bits correspondente aos dígitos decimais de 0 a 9, (D0, …, D9) Saída: 4 bits com o código BCD.

Uma grande parte dos sistemas digitais trabalha com níveis lógicos representando informações que, portanto, devem ser codificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (832.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com