TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, URBANISMO E ARTES APLICADAS

Por:   •  20/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI  

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, URBANISMO E ARTES APLICADAS  

 

 

 

 

 

  

  

  

  

  

  

  

  

        As reservas técnicas de museus

 

                                          MYLENA BEATRIZ IRWING SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São João del-Rei, Outubro de 2018

 

 

MYLENA BEATRIZ IRWING SILVA

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

As reservas técnicas de museus  

 

 

 

 

Trabalho Integrado feito como exigência para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São João del-Rei, Outubro  de 2018

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

 

 

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

INTRODUÇÃO  

 

Sendo a reformulação da área de Reserva Técnica, do Museu Casa de Padre Toledo na cidade de Tiradentes-MG, um dos principais requisitos de projeto do Estúdio Intermediário Intervenções em Imóveis de Interesse Cultural, este estudo tem como principal objetivo analisar as melhores formas de planejamento para o local.

O espaço de acervo das obras existente hoje no Museu encontra-se insuficiente frente a demanda do espaço, além de armazenar as obras de maneira insegura, devido à falta de espaço para se fazer uma distribuição mais organizada do material. Sendo assim, após adquirir conhecimento sobre tal assunto é de interesse aplica-lo no processo de projeto solicitado pelos funcionários locais.

DESENVOLVIMENTO 

 

Um dos princípios básicos da Conservação Preservacionista é “preservar e conservar para não restaurar”, ou seja, seguir inúmeras medidas preventivas – que englobam desde o controle ambiental de todo o edifício do museu até a rotina de observação e higienização dos objetos do acervo – para que reduza a quantidade de danos às peças, preservando assim, a integridade física da mesma.

Dessa forma, a Reserva Técnica apresenta-se como o espaço designado a assegurar a preservação dos objetos do acervo dos objetos do acervo museológico que não estão sendo expostos. Com o intuito de cumprir tal papel o local segue diversas regras para a adequação de imobiliário e de acondicionamento, controle de pragas e ambiental e de segurança.  Sustentar todas essas condições necessárias para a salvaguarda do acervo torna-se um dos maiores desafios para os museus, exigindo uma maior dedicação não só dos conservadores e documentalistas, mas também, de arquitetos quando é necessário projetar ou modificar tais espaços para proporcionar uma melhor infraestrutura do espaço.

Tendo em vista que a maioria dos museus estão inseridos em espaços adaptados que não foram planejados para tal finalidade e que a maioria das reformas executadas em prédios destinados para tais fins não contam com a orientação e assistência dos conservadores torna-se possível identificar a principal razão pela qual quase todas as instituições enfrentam grandes problemas relacionados ao armazenamento de seus acervos.        

           

 Sendo assim, ao iniciar um projeto para um melhor planejamento do espaço museológico, deve-se determinar juntamente com arquitetos e conservadores, uma relação entre a necessidade e a realidade possível dentro das limitações preexistentes.

Ao planejar um espaço destinado à uma Reserva Técnica é fundamental que seja analisado qual tipo de acervo será armazenado e a quantidade de pessoas que terão acesso a ele, sendo que nem todos os funcionários do museu terão acesso a ele. Logo após à essa fase, é de extrema importância um estudo prévio dos critérios de armazenamento das obras, tendo sempre como base os princípios de conservação preventiva e podendo separa-las por graus de sensibilidade, estado de conservação, similaridade de matérias-primas e tipologia, definindo assim, o melhor aproveitamento do espaço disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com