TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Arquitetura Urbanismo

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Arquitetura Urbanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 4

Twister é um filme que me desperta empatia e ódio quase que da mesma forma. Empatia porque o filme traz efeitos especiais portentosos, que sobreviveram bem ao tempo - ao menos ao advento da tecnologia Blu Ray - e traz ação e aventura em doses certas. A combinação dos produtores de Jurassic Park, incluindo Steven Spielberg, e direção de Jan De Bont, de Velocidade Máxima, é certeira - bem como o envolvimento do já lendário Michael Crichton, autor de Jurassic Park. A trilha sonora é ótima e os efeitos sonoros são outro ponto alto do filme (experimente em Home Theater). A personagem principal, Jo, é simpática, bem delineada e bem defendida por Helen Hunt antes de ganhar o seu Oscar por "Melhor é impossível". Jo é sem sombra de dúvidas o relevante e único eixo dramático para o filme de roteiro frágil.

Porque Twister não escapa, contudo, de uma melhor revisão. Há sequências em que os cabelos dos personagens mudam constantemente (em uma cena está cheio de lama, na próxima está limpo; em outra está molhado, na seguinte estão secos). Quando um tornado errante arranca uma série de postes, nas tomadas seguintes eles milagrosamente estão lá - pior, o céu, que estava escuro, muda também duas ou três vezes seguidas em uma única tomada. Nessa mesma sequência, vemos o carro ser atingido por um poste e ter o aparelho arrancado com a tampa da carroceria - mas nas cenas seguintes, tudo está intacto. Vemos granizo caindo fora do carro e, num corte para o interior do carro, percebemos que não tem nada caindo do lado de fora, notamos que o céu não está escuro - até a próxima tomada de dois segundos. É para-brisa que quebra numa cena e aparece intacto um segundo depois; é janela de carro que aparece aberta e fechada em questão de um segundo. Os carros estão numa pista de asfalto num momento e um segundo depois somos transportados para uma pista de lama.

É algo que a montagem de Michael Kahn, um notável e experiente editor colaborador constante de Spielberg, o mais indicado nesta categoria ao Oscar e ganhador de três prêmios da Academia (ele concorre com Lincoln este ano, já ganhou três com filmes de Spielberg) não consegue solucionar. Sem falar na ausência de física: na cena do cinema, por exemplo, nenhum carro se movimenta quando o tornado está chegando - mas pouco depois um deles (apenas um) é arremessado contra um galpão que serve de abrigo; nas sequências finais, os ventos do tornado balançam enlouquecidamente os cabelos de Helen Hunt, mas o milharal permanece intacto sem se mover; as cercas são arrastadas pela ventania, mas em uma tomada seguinte a vemos intactas, para depois serem arrastadas novamente.

A iluminação do filme é outra loucura. O céu de Twister muda de cor em fração de tempo. Temos um céu escuro do lado de fora e, de repente, quando a câmera está dentro do carro, pode-se notar que o céu está azul e limpo por várias vezes em diversas cenas. Em um take noturno temos o céu escuro em que é impossível ver um tornado. No próximo, vemos o tornado nitidamente. Depois não o podemos ver mais - e em seguida, olha lá ele! São coisas bobas que, certamente, para quem viu o filme no cinema quando estreou mais de quinze anos atrás, no calor da emoção, passaram desapercebidas, mas começaram a ficar nítidas a partir de quando revemos o filme com frequência. Nada disso, entretanto, supera a aberração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com