TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOIS MODELOS DE VETO ADITIVO SÃO PROPOSTOS

Por:   •  20/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

O MODELO ADITIVO é o modelo de decisão multicritério mais encontrado na literatura. Método compensatório. Utiliza as constantes de escala, obtidas através do trade-off.  Avaliação intercritério que a avalia o desempenho global das alternativas (score) facilitando a visualização das alternativas com maior desempenho, se acordo com as preferências do decisor. Seleciona-se a alternativa com maior desempenho global. Existem algumas situações em que o decisor não está disposto a selecionar uma alternativa que esteja abaixo de um determinado nível de desempenho em algum critério. É quando uma função de veto deve entrar em jogo para evitar que tais alternativas sejam selecionadas. DOIS MODELOS DE VETO ADITIVO SÃO PROPOSTOS: Problemática de escolha; Problemática de Ordenação

MODELO

  • DEFINIÇÃO 1:  CONDIÇÃO DE PREFERÊNCIA DE VETO
  • DEFINIÇÃO 2. LIMITE SUPERIOR DE VETO OU LIMITE SUPERIOR (UI)
  • DEFINIÇÃO 3. MENOR LIMIAR DE VETO OU LIMIAR MAIS BAIXO (LI)

O AHP é definido como “uma aproximação para tomada de decisão que envolve estruturação de multicritérios de escolha numa hierarquia. O método avalia a importância relativa desses critérios, compara alternativas para cada critério, e determina um ranking total das alternativas”.

ETAPAS DO AHP

  1. Definição o problema;
  2. Estruturação da hierarquia de decisão a partir do topo com o objetivo da decisão, passando pelos níveis intermediários até o nível mais baixo.
  3. Construção de um conjunto de matrizes de comparação entre pares. Cada elemento em um nível superior é usado para comparar os elementos no nível imediatamente abaixo com relação a ele;
  4. Uso das prioridades obtidas nas comparações para ponderar as prioridades no nível imediatamente abaixo, para cada elemento. Então, para cada elemento no nível abaixo, adicionar seus valores ponderados e obter sua prioridade geral ou global.

O ELECTRE TRI é um método de Classificação, onde este método faz a alocação de alternativas em categorias predefinidas. A alocação de uma alternativa ‘a’ resulta da comparação desta alternativa com alternativas de referência, denominadas de perfis, estes perfis são definidos como limites para as categorias. Dado um conjunto de índices de critérios e um conjunto de índices de perfis, definem-se categorias, em que bh representa o limite superior da categoria Ch e o limite inferior da categoria.

ETAPAS DO ELECTRE TRI

  1. Definição dos Perfis gj (bh) que representam os limites superiores das classes.
  2. Determinação do conjunto de coeficientes pesos
  3. Definição dos limites de indiferença e preferência:
  4. Definição do limiar de veto
  5. Determinação do nível de corte para o modelo

FLOWSORT -Baseado na metodologia de ordenação do PROMETHEE, é um método de classificação para atribuir ações a categorias completamente ordenadas e definidas por perfis de limitação ou por perfis centrais. As regras de atribuição do FlowSort baseiam-se na posição relativa de uma ação em relação aos perfis de referência, em termos de fluxos de entrada, saída e/ou líquidos.

ETAPAS DO FLOWSORT

  1. Determinar desempenho dos perfis para cada critério
  2. Determinar os limiares dos perfis p e q para cada critério e os pesos
  3. Estabelecer os desempenhos das alternativas para cada critério
  4. Determinar o grau de sobreclassificação entre os critérios
  5. Definir os fluxos de cada alternativa
  6. Classificar as alternativas

FITradeoff (Método de Elicitação Flexível e Interativo): Flexível porque pode ser adaptado para diferentes condições e circunstâncias; e interativo porque o processo é realizado baseado em etapas que alternam interação com o decisor e avaliação das alternativas. ELICITAÇÃO FLEXÍVEL - Nem sempre todas as informações solicitadas na maioria dos métodos podem ser necessárias para resolverem o problema. Essa flexibilidade significa que o procedimento de elicitação pode ser facilmente alterado e adaptado a diferentes condições e circunstâncias, como e quando ocorrerem, ou seja, a maneira pela qual o procedimento de elicitação é implementado não segue todas as etapas que o procedimento padrão reque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com