TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva Sobre O Modelo De Forças Competitivas Proposto Por Porter, Em Seguida Faça Um Paralelo Com O Novo Modelo De Forças Competitivas Em Uso No Mercado

Monografias: Descreva Sobre O Modelo De Forças Competitivas Proposto Por Porter, Em Seguida Faça Um Paralelo Com O Novo Modelo De Forças Competitivas Em Uso No Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 3

Descreva sobre o modelo de forças competitivas proposto por Porter, em seguida faça um paralelo com o novo modelo de forças competitivas em uso no mercado.

De acordo com Porter, as principais forças competitivas de um negócio são:

• Entrantes potenciais: são novas empresas que entram para um ramo de negócio implicando a diminuição da rentabilidade dos participantes do segmento de negócio.

• Fornecedores: é o poder de barganha dos fornecedores sobre as empresas de um ramo de negócio.

• Compradores: Em função do seu poder de barganha podem forçar a baixa dos preços da da indústria vendedora, bem como a melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, fazendo com que o grupo de empresas vendedoras entre em concorrência acirrida.

• Substitutos: Empresas que fabricam produtos substitutos aos produzidos por uma indústria.

• Concorrentes: caracteriza-se por disputas por parcelas de mercado entre as empresas de um mesmo ramo de negócio, podendo assumir diversas formas, tais como: concorrência de preços, adição de valor a produtos e serviços, e assim cucessivamente.

Este conceito de forças competitivas expande a idéia de que a concorrência somente ocorre entre empresas que produzem o mesmo tipo de bem e serviço.

A seguir está detalhado cada uma das forças competitivas.

As forças que atuam em um mercado determinam, no longo prazo, o seu nível de lucratividade. Elas não se apresentam com a mesma intensidade em todos eles, mas certo é que são alteradas e variam com o tempo. Em razão de possuir a capacidade de provocar variação na lucratividade é que elas se apresentam como objeto de estudo dos agentes competidores em seus mercados.

2) Várias empresas no mundo adotaram o conceito e prática do Just-in-time. Pesquise sobre alguma empresa que adotou tal prática, descrevendo como ela era, como ela está hoje e como ela pretende estar no futuro. Enriqueça sua pesquisa com imagens, reportagens e estatísticas.

Nos anos 50, quando a economia japonesa estava debilitada e a Toyota, uma empresa de pequeno porte, tinha um programa de produção de 1.000 carros por mês. Se fabricasse mais não conseguiria venda.

Ao longo do tempo a Toyota colocou em pratica os princípios que forma a base do Sistema Toyota de Produção e que são os seguintes: eliminação de desperdícios e produção de veículos com qualidade. Esses dois princípios encontram-se no Just in Time.

Nos anos 80 a Toyota fabricava 1000 carros em poucos minutos e era a terceira fabricante mundial, atrás da General Motors e da Ford.

3) Muitas empresas atualmente utilizam-se do comércio eletrônico como fonte de renda, sendo ela única ou não. Tendo como base esta premissa, responda o que se pede:

a. Descreva e dê exemplos dos tipos de comércio eletrônico atualmente.

B2B (Business-to-Business): comércio de empresa para empresa.

B2C (Business to Consumer): Empresa para consumidor.

C2C (Consumer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com