TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da Monografia

Por:   •  20/5/2018  •  Monografia  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

Esta Monografia constitui-se no Trabalho de Curso (TC) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e trata-se de uma das exigências para a obtenção do título de Arquiteto e Urbanista.

1.1 Apresentação

Dados obtidos recentemente informam que o número de pessoas com dependência química e alcoólica cresce relativamente na região de Dourados. Atualmente existem estimativas de que o número de pessoas reconhecidas e diagnosticadas é de aproximadamente 400 pessoas. Essas pessoas recebem atendimento em um centro de assistência psicosocial ( CAPS ), porém fornece apenas tratamentos diários e mensais, não havendo internação, isto faz com que o tratamento não supra a necessidade de toda a população, pois existem casos onde apenas este acompanhamento não repercute resultado, sendo assim faz-se necessário a internação.

A proposta deste trabalho é projetar um espaço de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras, baseando-se no conceito de um projeto já existente nessa área, conhecido como:  Projeto Fazenda da Esperança, que trabalha com ênfase em recuperar dependentes por meios de tratamentos terapêuticos alternativos. Este tipo de projeto é conhecido mundialmente, sendo que no estado do Mato Grosso do Sul  existem duas unidades sendo ela no município de Rio Brilhante e a outra Campo Grande. A edificação deverá ser inserida na zona urbana na cidade de Dourados com todos os requisitos destinados para o tratamento de pessoas que sofrem com este problema, que terá como objetivo melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas e de seus familiares, bem como a inclusão das mesmas na sociedade minimizando as dificuldades encontradas no caminho da reinserção social.

Deve-se atentar que esta enfermidade prejudica diretamente a vida do paciente, tanto na vida profissional quanto social, em alguns casos são incapazes de ter uma vida saudável, pois a dependência acarreta diversas crises como por exemplo: abstinência, depressão, adicta (doença comportamental progressiva). Levando em consideração esses fatores o paciente necessita de um lugar onde remeta uma área rural, sendo assim a proposta enfatiza a criação de uma “Ilha Rural” dentro de um perímetro urbano, ou seja, o terreno onde será inserido possui características rural, para que assim a recuperação tenha sucesso. Levando em consideração o perímetro urbano torna-se um ambiente influenciável onde o dependente fica exposto a fatores externos que podem influencias negativamente no tratamento, por isso é necessário que o retire deste local levando para um lugar particularmente restrito, que seria a criação da ilha rural dentro do perímetro urbano, para que haja esta recuperação e reinserção urbana ao longo do tratamento.  

Sendo assim faz-se necessário o tratamento com base em terapias, sendo fundamental o acompanhamento clínico específico para dependentes. Uma vez que o Centro de Tratamento em questão terá a disposição ambientes destinados para fase especificas do tratamento como: espaço para oficinas terapêuticas, internação, lazer, horta, grupo de apoio aos familiares e cooperativa que funcionará como carreira profissional após o tratamento, onde o paciente mesmo já recuperado poderá continuar trabalhando.

1.2. Recorte do Objeto de Estudo

1.2.1 Delimitação do Tema

O espaço denominado, “Espaço de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras”, será projetado para atender tratamentos terapêuticos alternativos de recuperação em seu interior, baseados no conceito do Projeto Fazenda da Esperança, que prioriza as práticas alternativas de cura.

Nota-se que por meio destes diagnósticos complementares, a melhora poderá ser mais significativa, pois o indivíduo necessita de dinamismo para que possa se readaptar a sociedade, sendo assim, intenciona-se projetar um local que ira aliar o tratamento e a terapia intensiva, que possa fornecer condições para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares, bem como ambientes projetados para cada fase do tratamento e apoio ao paciente no pós-tratamento.

1.2.2 Problema (s) da Pesquisa

O Estado do Mato Grosso do Sul, está totalmente vulnerável ao tráfico, pois é uma região que faz fronteira com países que estão totalmente expostos a fácil comercialização de entorpecentes e isto faz com que acarrete o fácil acesso a drogas por meio de usuários. Negativamente a cidade de Dourados  por ser próxima a fronteira torna-se uma porta de entrada para as drogas no Brasil, facilitando assim o acesso e o aumento no número de pessoas dependentes.

Atualmente o consumo de bebida alcoólica está cada vez mais presente na vida dos adolescentes, normalmente sem limites e consentimento dos pais. Os jovens não enxergam o consumo de bebidas como algo ruim, pois por ser uma droga lícita torna-se mais fácil o acesso. O que muitas vezes é esquecido, é que o álcool traz danos a saúde e torna-se a porta de entrada para várias outras drogas.  

Um estudo, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) com universitários, mostrou que 22% dos jovens estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. Mais um indício: de acordo com o departamento de comunicação dos Alcoólicos Anônimos, o número de jovens em busca das reuniões aumentou significativamente nos últimos cinco anos. “Era um cenário esperado. Os jovens consomem muito álcool e há uma preocupação, do ponto de vista médico, porque isso ocorre cada vez mais cedo”, diz o médico Arthur Guerra de Andrade, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e autor do estudo do Senad.

Pesquisas apontam que, “Quanto mais precoce o uso do álcool, maior o risco de dependência. O consumo de qualquer droga altera funcionamento o cerebral. Essa alteração predispõe a outros distúrbios comportamentais”, explica a psiquiatra Analice Gigliotti, chefe do setor de dependência química da Santa Casa do Rio de Janeiro. 

Tendo em vista e levando em consideração estes fatores, a Cidade de Dourados-MS exerce um papel de polo regional em serviços especializados principalmente da área da saúde, percebe-se que a cidade não disponibiliza de um espaço de tratamento para dependentes e apoio a família. Por estes motivos a importância de um espaço que possa suprir a necessidade local e regional é essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (348.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com