TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas em Arquitetura e Suas Entradas

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO DO ARTIGO (fonte 14)[pic 1]

Alunos:

Professor(a):

ASSEVIM – UNIASSELVI

Curso:

Disciplina:

Data: XX/XX//2016

[pic 2]

:

RESUMO

(Deve ser digitado em parágrafo único, espaço entre as linhas simples e texto corrido com no máximo 200 palavras.)

O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo discutir a importância do lúdico na sala de aula. Partiu-se da visão sócio-interacionista de Vigotsky, buscando responder a seguinte questão: A utilização do lúdico provoca mudanças, vindo a contribuir para a melhoria do ensino? Acredita-se que a relação entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, através da mediação do professor, deixa a criança mais à vontade para expor os resultados dos conhecimentos obtidos, fazendo com que os conteúdos trabalhados na escola se tornem mais relevantes e interessantes. Para responder a questão norteadora e fundamentar do presente estudo, foram feitas leituras que relacionaram o tema proposto com a teoria. Constatou-se que, com a participação ativa no processo ensino-aprendizagem, através do lúdico, a criança aprende com mais facilidade. Percebeu-se assim, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: (3 palavras ou expressões)

1 INTRODUÇÃO (dois espaços depois dos títulos)

Despertar impressão.

(O que se vai fazer? e “por quê”?)

O texto deve apresentar o trabalho ao leitor e anunciar de forma clara o assunto abordado. Texto justificado, Fonte Arial (ou Time News Roman) 12, Entrelinhas 1,5, respeitando as exceções, como por exemplo, em citações diretas longas e recuo de parágrafo 1,25 (exceto citações longas).

Elaborar um texto que contemple: a justificativa, o problema e sua relevância, o objetivo geral, os objetivos específicos e a metodologia do projeto (pré) elaborado, indicando o contexto histórico e o que significaram na época em que surgiram. Procure interessar o leitor a ler sua revisão.

Contextualizar, abordando o tema de forma a identificar os motivos pelo qual o problema foi identificado.

2 Fundações

Chama-se fundação a parte de uma estrutura que transmite ao terreno a carga da obra. Na figura a seguir, pode-se visualizar e revisar os elementos que constituem uma edificação.

[pic 3]

Fig.1

Nesse momento o autor deve fundamentar e apresentar as atividades que irá realizar no decorrer de seu estudo. Texto justificado, Fonte Arial (ou Times New Roman) 12, Entrelinhas 1,5, exceto em tabelas e citações diretas longas (com mais de três linhas), nestes casos observar regras próprias.

No desenvolvimento você fará uso de citações indiretas. Nas referidas citações (paráfrases) você pode referenciar, entre outros, conforme os exemplos a seguir:

No entanto, para a observação seja sistemática é preciso que o observador tenha um planejamento claro sobre seus objetivos na pesquisa, bem como a maneira que vai pesquisar. Além disso, o observador precisa ter requisitos necessários para a função, nos quais se destacam a organização do material colhido, a capacidade de observar cientificamente e de se concentrar durante a observação, anotando os fatos no decorrer da investigação. Através da observação o pesquisador tem um contato maior com a prática relacionada ao seu tema de pesquisa. Muitos autores afirmam que o observador provoca uma mudança no ambiente observado, porém outros autores rebatem essa idéia afirmando que o ambiente geralmente tem uma rotina permanente e não é afetada com a presença de mais um sujeito.  (ANDRÉ; LUDKE, 1986).                                                                                                                        

Conforme Muller (citado por DANNA; MATTOS; MACHADO, 1999), as observações do cotidiano permitem descobrir os comportamentos e desenvolvimento psicológico. Na escola, através da psicologia, têm-se condições de avaliar e mudar as situações de ensino, que ao longo são desenvolvidos com alguns cuidados técnicos que devem ser observados durante seu trabalho. Durante o tempo de observação podem-se descobrir na criança alguns objetivos de capacidade, qualidade e o desenvolvimento relacionado e poderoso no seu campo de aprendizagem. Buscando fundamentalmente a elaboração de trabalhos e materiais salientando o problema, a escola hoje é conhecida como desafio de ensino e desenvolvimento para a vida de todas as crianças e jovens, mudando o ser capaz de ensinar sobre todas as ferramentas, são apresentados ao futuro, onde seus valores são conhecidos.

A técnica empregada para coletar dados nessa pesquisa foi a observação. A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e conseqüente avaliação do trabalho do cientista. Ela é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental. Esses dados são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem lembrados e para avaliar a eficácia destes depois de aplicados. Para a coleta de dados foi utilizada a observação sistemática e naturalística (DANNA; MATOS, 1999). No entanto, para a observação seja sistemática é preciso que o observador tenha um planejamento claro sobre seus objetivos na pesquisa, bem como a maneira que vai pesquisar. Além disso, o observador precisa ter requisitos necessários para a função, nos quais se destacam a organização do material colhido, a capacidade de observar cientificamente e de se concentrar durante a observação, anotando os fatos no decorrer da investigação. Através da observação o pesquisador tem um contato maior com a prática relacionada ao seu tema de pesquisa. Muitos autores afirmam que o observador provoca uma mudança no ambiente observado, porém outros autores rebatem essa idéia afirmando que o ambiente geralmente tem uma rotina permanente e não é afetada com a presença de mais um sujeito.  (LUDKE; ANDRÉ, 1986).  

        Em todas as citações diretas precisamos colocar o número da página que a retiramos, conforme exemplos a seguir. (AUTOR, ano, p.)

As citações diretas curtas constarão no corpo do texto entre aspas, e serão referenciadas com sobrenome(s) do autor(es), ano e número da página, conforme modelos a seguir.

A distribuição justa de renda também é meta da macroeconomia, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional. Observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. Mas, Garcia e Vasconcellos (2002, p. 86) apontam que “[...] a renda de todas as classes aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha ficado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com