TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos urbanos questionario

Por:   •  18/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 8

  1. Explique a hipótese que o autor apresenta no início do texto.

Uma das hipóteses de noções para o projeto urbano é que esse projeto está muito vinculado aos aspectos da imagem e dos mega projetos metropolitanos, de prestígio excepcional, promovido pela iniciativa pública incentivando as pessoas que geralmente se concentram em transporte, tecnologia, negócios e lazer. O que deveria ser feito, seria o governo não usar apenas de iniciativa estratégica, mas também capacidade operacional para melhorar ou transformar a maioria das questões problemáticas que enfrentam a criação de um projeto equilibrado.

  1. Quais são as três gerações de projetos urbanos apresentadas pelo autor, comente cada uma delas.

1ª: Aparece nos anos 60 com oTeam X e as intervenções propostas com novas dimensões que demonstravam claramente rejeição dos melhores arquitetos conhecidos, um urbanismo ambiciosos nas cinzas estados de Pós – Guerra. Ao mesmo tempo, esta abordagem deu incapacidade de compreender a lógica estender todas as transformações das cidades européias. Assim surgem as cidades genéricas (Bakema,Smithsons, Candilis, Hodgkinson, Womersley, Tange, os metabolists, Gregotti).

2ª: A segunda geração do projeto urbano começa com a crise dos anos 70 que levam à escolha de intervenções municipais e não estatal. Estes projetos mantêm a Arquitetura como sinal de identificação, mas se inscrevem em tecidos existentes (Rossi, De Carlo,Sola-Morales, Bohigas, Portzamparc, Ungers, Siza e como um modelo geral, a Berlin IBA). O projeto não investiu na ampliação de capital fixo urbana, mas no tipo e na linguagem, criando um espaço coletivo, articulado. Neste caso ainda está viva a esperança de contribuir para a requalificação do espaço.

3ª: A terceira geração de projetos urbanos não difere do anterior pelo tamanho nem pela composição funcional da operação. Mas o papel do arquiteto é imprescindível. O projeto tem um relacionamento e não ma hierarquia. O tipo de planejamento que caracteriza o projeto.

  1. Qual é a reflexão que o autor apresenta sobre a relação entre plano e projeto?

O governo tem o direito de exercer suas próprias funções de planejamento territorial e urbano. Em alguns casos, a delimitação de algumas transformações seria fornecida por um documento completo de regulamentação, tendo em vista a justificação do plano. Em outros casos, a possibilidade de levar a cabo uma determinada intervenção seria o resultado de uma catástrofe ou um evento, não dependente da entidade política local (Olimpíada/Barcelona). A diferença mais evidente entre uma intervenção gerada por um plano e uma gerada por um planejamento consiste na posição geográfica e na configuração espacial da área.

  1. Qual é o papel que as “oportunidades” exercem a programação de um projeto urbano?

Essas oportunidades (especialmente quando não são previsíveis) aparecem no momento em que o programa apresente uma característica específica. É no programa que define os termos financeiros, comercialização, organização e, freqüentemente, escolha técnica de consultores, bem como reconfirmar consenso de que pelo menos a viabilidade da intervenção. Dependendo aplicações são definidas em concorrência com outros programas de outras cidades, de acordo com termos referência predefinida.

 5) Explique a importância e o processo de formulação de um programa para a elaboração de uma projeto urbano.

É no programa que define os termos financeiros, comercialização, organização e, freqüentemente, escolha técnica de consultores, bem como reconfirmar consenso de que pelo menos a viabilidade da intervenção. O programa é bem compreendido mais do que uma vulgar lista de alvos ou informações sobre o planejamento preliminar para construir volumes: um programa urbano deve tratar de questões de viabilidade de insfraestrutura, de utilização das existências de construção e ativos em sua capacidade de regeneração.  O tempo do programa é, em geral, também a ocasião para negociações entre parceiros institucional e / ou privadas, conduzidas em alguns casos por órgãos municipais , em outros por sociedade mista e em outros por consórcios privados.

  1. O que é um gestor de grandes projetos?

São independentes dos proprietários, investidores ou designers. Dispõe de uma autonomia em relação a autoridade pública e tem como função a preparação do programa, a escolha autores e autores do projeto e as condições de viabilidade para conduzir  projeto, liderando-o fase a fase.

 7) Relacione projeto urbano e imagem arquitetônica mediática.

A importância da imagem arquitetônica mediática traduzida em conceitos de espaço público e tipologia arquitetônica justificam um resultado de visualização que não serve para a comercialização da intervenção, mas especialmente, para a avaliação das autoridades e partes interessadas, públicas e outros relacionados

impactos positivos ou negativos. As conclusões são posteriormente transmitidas como hipótese, para uma próxima fase do projeto em si.

  1. O que é um projeto-plano e um plano-projeto.

A certeza no projeto se dá pelas etapas, e as possibilidades dependem de respostas de efeitos catalisadores. Assim o projeto urbano adquire características de projeto-plano, quando atua através de transformações no plano-projeto.Isto se deve ao projeto urbano que é essencialmente um conceito utilizando de instrumentos de planejamento ou projeto de acordo com o

contexto,  ou indução ao que será executado sucessivamente.

  1.  Quais são: os tipos de projetos urbanos apresentados pelo autor, as ocasiões mais importantes e a localização dos projetos identificados pelo autor.

Porto de Lisboa, Porto de Génova, Guggenheim – Bilbao, Vila Olímpica – Barcelona

  1. Relacione Projeto Urbano, competitividade entre as cidades e capital privado.

Incentivar a concorrência se materializa,muitas vezes em detrimento da complementaridade "Network", que poderá reforçar a competitividade de territórios maiores. Além disso, o aparecimento de prestigiadas empresas privadas, ou agências da cidade vêm para a frente porque apoiar problemas externos resultou no fornecimento para a cidade de recintos relativamente fechadas em si, que tornam difícil divulgação dos efeitos de remodelação extensa no espaço público urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com