TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos urbanos

Por:   •  28/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Gesso na Construção Civil

  O gesso é um mineral aglomerante simples, produzido a partir do aquecimento da gipsita natural, que é constituída de sulfato biidratado de cálcio geralmente acompanhado de uma proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre.

 No Brasil ocorre em terrenos cretáceos de formação marinha, principalmente no Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e em Pernambuco. Ao umedecer o gesso com cerca de um terço do seu peso em água, forma-se uma massa plástica que se espande e endurece em dez minutos. Esta é utilizada na confecção de moldes, na construção civil, em acabamentos de reboco e tetos, e, modernamente, na produção de rebaixamentos e divisórias, em conjunto com o papelão.

 Outro exemplo de aplicação de gesso na construção civil é o Dry wall, “Parede seca”. Que consiste em um sistema construtivo que substitui as vedações internas convencionais - paredes, tetos e revestimentos - de edifícios de quaisquer tipos.

 Este sistema consiste em chapas de gesso acartonado, aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Tais chapas são fabricadas industrialmente por um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão.  Esta tecnologia já é muito utilizada no exterior e chegou ao Brasil há cerca de 20 anos, e está conquistando espaço no mercado, devido às suas grandes vantagens.

 Tal técnica ajuda a aperfeiçoar o espaço, deixando a área mais ampla e agradável. O Dry wall possui um bom desenpenho termoacústico, ou seja, fornece conforto térmico e ajuda a isolar o ambiente de sons externos. Ele também contribui para a construção de paredes mais leves, pois em quanto uma parade de alvenaria tradicional pesa 150 kg, a parede de Dry wall pesa cerca de 25 kg. Além disso, a parede construída por esse sistema pode receber qualquer tipo de acabamento, como de papel de parede, pintura, azulejo, ou laminado.

  Outra vantagem do sistema Dry wall é a financeira. Pelo fato de as placas serem lisas e de facil adaptação ao acabamento, não é necessário gastar dinheiro com massa corrida ou reboco para obter uma superficie uniforme. No entanto para a fixação de objetos com o peso superior a 18 kg diretamente na parede de Dry wall, é necessário colocar reforços no interior da parede, que pode ser de chapas de aço ou de madeira. Objetos com até 10 kg podem ser instalados no gesso com o uso de buchas específicas e entre 10 kg e 18 kg devem ser fixados nos perfis.

  As placas de gesso Dry wall, não são recomendadas para a contrução de paredes externas, pois possuem baixa resistência à água e fogo. Outro ponto importante, é que nos locais vazios dos paineis é comum à proliferação de insetos, por isso é bom manter certo cuidado com este sistema construtivo.

 Enfim, apesar do gesso ser um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem, o sistema Dry wall, é tendência no que diz respeito à inovação em construções civis. Ainda pode haver preconceitos em utilizar a tecnologia por serem leves e causar a impressão de fragilidade. Mas a técnica mostra, sem sombra de dúvidas, o quanto o gesso é atual e moderno.


Gesso reciclável

 O que antes era um dos principais resíduos sólidos da construção civil tornou-se, graças a novas pesquisas, matéria reciclável para novos produtos.

 Atualmente a Construção Civil é responsável pela produção de 40% a 60% dos resíduos sólidos dos lixos urbanos. Nos últimos anos a construção civil cresceu e movimentou a economia, entretanto este crescimento econômico gerou sérios problemas ambientais, uma vez que grande parte deste entulho não era reaproveitado.

 O Gesso até então era considerado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como um material que não possuía tecnologia necessária para sua reciclagem. Esta realidade mudou ano passado por conclusões advindas do próprio CONAMA. Entretanto estudos promovidos por instituições de ensino e pesquisadores reforçaram a decisão acertada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (963.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com