TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernand leger x Tarsila do Amaral semelhanças e diferenças

Por:   •  10/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 5

1 FERNAND LÉGER

Nasceu na Baixa-Normadia, uma das regiões administrativas da França, que corresponde à parte ocidental da antiga província da Normandia e do Perche, aos 14 anos iniciou sua formação artística, foi aprendiz de arquiteto em Caen.

No ano de 1900 ele se mudou para Paris, entrou na Escola de Artes Decorativa. Ele teve uma tentativa frustrada na escola das Belas Artes. Ele se instalou na mesma cidade no “Ruche” e conviveu e se tornou amigo dos artistas Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e Marc Chagall.

De 1909 a 1910 ele estreou sua primeira obra (Nus no Bosque ) uma pintura impressionista, em 1911 ele conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, a partir deste fato ele obteve influências Cubistas em sua carreira, e em 1914 no inicio da Primeira Guerra ele foi para as trincheiras, depois disso ele passou a ter admiração e interesse pelos tanques de Guerra, daí então predomina em suas obras uma figura humana no meio de elementos industriais, tudo isso no ano de 1920 e além da obra ele dirige o filme: O Ballet Mecânico.

Depois da segunda Guerra, ele se tornou professor na Universidade de Yale e no Mills College. No ano de 1945 ele voltou para França e se filiou no Partido Comunista, e em 1954 pintou o quadro mais reconhecido: A Grande Parada é infelizmente no ano de 1955 ele faleceu, mas foi homenageado com o prémio da bienal de São Paulo.

Principais Obras 1 Three Women

2 - Three Women – 1921 - (183.5x251.5 cm) Pintada em Óleo sobre a tela, está no museu de Nova Iorque.

Exit Ballets Russes

Figura 3 - Exit Ballets Russes – 1914 - Adquirido de Léger, entre 1935 – 1958. Está no museu de arte moderna de Nova Iorque, comprado de Massine. 1958. 53 3⁄4 x 39 1⁄2’ ( 136.5x100.3 cm )

2 TARSILA DO AMARAL

Tarsila nasceu em Capivari, interior de são Paulo no dia 1 de setembro de 1886, era filha de fazendeiro e a infância dela ocorreu na fazenda, iniciou os estudos no colégio Sion- São Paulo e finalizou os estudos em Barcelona (Espanha), lá ela realizou o primeiro quadro “ Sagrado Coração de Jesus “ em 1904, após realizar o primeiro quadro ela voltou ao brasil e se casou com André Teixeira Pinto, em seguida ela teve uma filha com seu marido André Teixeira.

Mas depois de alguns anos casados, infelizmente o casamento não deu certo e se separaram, após a separação ela iniciou os estudos em artes, começando com escultura em seguida teve aulas de pinturas no ateliê de Pedro alexandrino no ano de 1918. Neste ano ela conheceu Anita, que fez parte do Grupo dos Cinco. Que tinha outros artistas como, Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade e Menotti Del Picchia. Antes de Forma o grupo ela foi estudar em Paris, na Academie Julien ate Junto do ano de 1922. Então ela entrou no Grupo dos cinco – Modernista, depois que entrou no Grupo, Tarsila começou a namorar com o escritor Oswald de Andrade . em 22 de dezembro de 1923 Tarsila voltou para Europa, o Oswald foi encontra- la na Europa, eles tiveram contato com vários artistas e escritores entre eles o poeta Franco Suíço Balaise Cendrars, que explicou todo o conhecimento parisiense.

Entre as décadas 1920 e 1930 pintou as suas principais obras fazendo sucesso no mundo da arte, uma das obras foram Abaporu (1928) e Operários (1933). Tarsila também estudou com o mestre cubista Fernand Léger e pintou a tela “ A Negra “.

Final de 1920, ela criou o movimento “Pau – Brasil “ e “Antropofágico” para que os Brasileiros pudessem conhecer bem a arte Europeia. No ano de 1936 Tarsila se casou com o Escritor Oswald de Andrade, no mesmo ano fez sua primeira exposição individual em Paris. Em 1930 ela se separou de Oswald de Andrade, Em 1931 ela namorou um médico comunista Osório Cesar, ela expôs em moscou e sensibilizou com a causa operaria, foi presa por praticar de reuniões no partido comunista, depois disto ela nunca mais participou da politica. Em 1951 Tarsila fez parte da primeira Bienal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com