TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fôrmas Concreto Armado

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

FÔRMAS

LAJE

Para as fôrmas da laje, retiradas após 8 dias da concretagem, são utilizados painéis de alumínio forrado com compensado plastificado (foto 161). As escoras são feitas através do sistema Drophead (foto 133, 171) , que permite a reutilização de fôrmas e escoras no decorrer de toda a obra e que a laje seja desenformada sem a retirada das escoras (foto laje), onde existe uma coluna fixa que sustenta a laje (que fica encostada em uma lâmina metálica (foto 90) e uma bandeja móvel que sustenta os painéis

As escoras vão sendo retiradas gradativamente com o avanço da obra. Vão sendo retirados 50% do número atual de escoras do pavimento, de acordo com um novo andar vai sendo feito. Quanto mais pavimentos na edificação, menor o número de escoras do primeiro pavimento e assim sucessivamente, até que não sobrem mais escoras (totalmente retiradas depois de 28 dias).

PILAR

Nos pilares são utilizados sarrafos de madeira para fazer o primeiro travamento dos painéis de madeirite plastificados. Esses sarrafos são travados por peças metálicas (pontaletes), que são travadas por agulhas com borboletas em suas extremidades (foto 26, 116) e no centro através de uma mangueira (onde passa a agulha e que são cortadas depois do desenforme) (foto 148) para evitar que as formas abram durante a concretagem. (foto pilar)

O prumo é verificado na confecção das fôrmas e momentos antes da concretagem, que é realizada antes da laje (foto 217). Apenas o encontro entre laje e pilar é feito na concretagem da laje como questão de melhor acabamento (foto 159).

VIGA

As fôrmas da viga são montadas sobre um escoramento  (foto 61), que deve, segundo o mestre de obras, estar bem alinhado para que o fundo da viga siga nível identificado em projeto e não tenha desníveis (barrigas).

Elas também seguem a sequência de montagem como no pilar (foto 50,viga): em volta das ferragens são posicionados os painéis de madeirite (no formato desejado), que serão primeiro travados por um sarrafo de madeira, depois uma viga de metal (pontalete) e, por fim, tudo será travado pela agulha. Todos esses travamentos foram muito bem feitos para que as fôrmas não abrissem durante a vibração na concretagem, que é feita juntamente com a laje. Para que a ferragem da viga não tenha contato com os painéis e se mantenha recoberto por concreto são utilizados espaçadores.

As espessuras dos painéis em madeirite dos pilares e das vigas variam de 12mm a 18mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com