TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glass House - Philip Johnson

Por:   •  10/4/2017  •  Seminário  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  2.838 Visualizações

Página 1 de 5

Ficha técnica da obra

Considerada uma das construções mais importantes do século XX, projetada entre 1945 – 48 e finalizada em 1949, de vidro e aço pintado, a casa de vidro, invisível da rua é localizada em ponto estratégico do terreno. Com cortinas naturais, não tem paredes (exceto o banheiro) e tem delimitado seus ambientes através dos móveis pela casa e permite que se sinta parte da natureza, pois de qualquer ponto da casa que olhar se tem visão plena do exterior.

Área da casa: 170m²

A Glass House deu-se através de uma superposição de um retângulo e mais uma circunferência(Img.14). Seu comprimento é de 17m, sua largura de 9,8m e sua altura de 3,2m, possui aproximadamente 170².

Área do terreno: 19 ha

Localização: New Canaan, Connecticut; Estados Unidos

Está localizada em uma colina especificamente em seu topo (Img.6), possui base plana à beira de uma encosta íngreme (Img.7).

Arquiteto: Philip Johnson

Análise geral da obra

        Essa obra foi projetada para servir como a própria residência de Philip Johnson, atualmente ela está aberta a visitações, uma espécie de museu-casa. O conceito arquitetônico de Philip Johnson era demonstrar clareza, transparência e visibilidade, para isso ele utilizou vidros em quase todo projeto. Ela é considerada até hoje uma das maiores obras do arquiteto e também um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna.

Programa de necessidades

        Ele buscou para seu projeto, uma elevação, de forma que ampliasse a sua vista da natureza, e seguindo esta mesma ideia, ele fez as paredes de vidro, pois passaria um clima de campo, mas estaria protegida contra o tempo, além disso, não há divisões entre os cômodos, dando assim uma vista para de a natureza de todos os ângulos da casa.

[pic 1]

                                                                        Visão casa de vidro 3D

[pic 2]

                                                                    Corte longitudinal

                        Adição e subtração    

[pic 3]     

Analise adição e subtração-

Fachada frontal

[pic 4]   

Analise adição e subtraçao-

Fachada lateral

     

Perspectiva

[pic 5]

Glass house em perspectiva[pic 6]

Estrutura da casa

          A estrutura vertical se compõe por esbeltos tubos de aço, dispostos em uma modulação de quatro módulos de largura por cinco de profundidade. Formam o pilotis da residência e avançam pela laje do piso superior até alcançarem a laje de coberta, ambas de concreto armado. A casa se vê, assim, como uma caixa transparente flutuante em meio da natureza. De modo a tirar o máximo de proveito da privilegiada vista que se despega para a cidade, a casa foi projetada com o mínimo de proteção, de tal modo que as grandes janelas não possuem guarda-corpo. Assim, ao mesmo tempo que a casa atua como um refúgio, proporciona uma vida em constante contato com a natureza e contemplação da paisagem.                                                                      O interior da Casa de Vidro está completamente exposto ao exterior, exceto para a estrutura de um cilindro de tijolos com a entrada para o banheiro de um lado e uma lareira do outro lado. A altura do chão ao teto é de dez metros e meio e a estrutura do cilindro de tijolo sobressai do topo.                                                                                                                                            O assoalho é feito também do tijolo vermelho estabelecido em um teste padrão do herringbone e é levantado dez polegadas fora do nível à terra. As únicas outras divisões na casa além do banheiro são feitas discretamente com armários baixos e estantentes. A galeria de arte é enterrado subterrâneo, a fim de não tirar a atenção da casa, tornando-o sem janelas que é incomum para uma galeria. A outra experiência notável de Wright no local incluiu uma galeria da escultura que é "um telhado assymmetrical do tijolo branco com um telhado de vidro ... concebido como uma série de quartos de encaixe que descem em torno de um espaço aberto, central."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (197.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com