TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Philip Crosby E Shingeo Shingo

Artigos Científicos: Philip Crosby E Shingeo Shingo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

Philip Crosby

Americano, nasceu em 1926 e a partir de 1950 começou a dedicar-se a área de qualidade. Sua principal contribuição foi no conceito de ZERO DEFEITO, onde o objetivo das operações é procurar acertar desde o primeiro momento.

Crosby propôs um programa para melhoria da qualidade, os 14 pontos abaixo estão descritos em seu livro “Qualidade é Investimento” (Crosby, 1983).

1 Comprometimento da Gerência

2 A equipe de melhoria da qualidade

3 Cálculo da qualidade

4 Custo da qualidade

5 Conscientização

6 Ação Corretiva

7 Planejamento de Zero defeitos

8 Treinamento de supervisor

9 Dia zero defeito

10 Fixação de metas

11 Erradicação da causa de erros

12 Reconhecimento

13 Conselhos da qualidade

14 Recomeçar do princípio

Shigeo Shingo

Shigeo Shingo nasceu no Japão em 1909, considerado um dos maiores engenheiros industriais de todos os tempos, deu grandes contribuições tanto na metodologia dos processos quanto na qualidade. Durante sua larga experiência na gestão industrial em empresas japonesas foi responsável por inúmeras decisões como controle estatístico de processo, arranjo físico, gestão de estoques e melhoria contínua de sistemas produtivos.

Em 1955 ele iniciou seus trabalhos na Toyota, que iriam projetá-lo mundialmente como um dos principais gurus da qualidade. Durante a década de 70 ele viajou o mundo inteiro dando palestras sobre suas principais ferramentas e faleceu em 1990.

Shingo fez a distinção entre erros e defeitos, considerando que os primeiros desencadeavam os segundos, porém nem sempre. Sendo assim o objetivo seria identificar os erros, corrigir suas causas e tomar ações efetivas para revitar a re-ocorrência assim que cada erro fosse identificado.

O Poka Yoke do Sistema Toyota de Produção proposto por Shingo é um de seus maiores legados.

O Poka Yoke, "a prova de erros" engloba conceitos aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros. O objetivo do Poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade. Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados. Como exemplo simples podemos citar a tomada de três pinos, onde não existe a possibilidade de inversão da mesma. Ou o velho exemplo do disquete, que só entra na posição adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com