TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçao

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nesse trabalho foi abordado as fases da globalização até a sua atualidade introduzido assuntos correlacionados ao capitalismo, terceirização, foi dissertado o suas consequências no âmbito das empresas e trabalhadores e suas consequências positivas e negativas.

.

Descrição das definições de globalização

Tivemos várias fases da globalização até chegarmos a atual. A primeira fase foi se fez quase todo sobre a proteção das monarquias absolutistas que tinham vários recursos econômicos financeiros e militares que usaram a globalização para expandir seu grande império pelo mundo a sua exploração e espoliação e opressão acumulação riquezas, e destruição de culturas e imposição de sua cultura com a intenção de vender seus produtos impunham como uma cultura verdadeira e soberana e na segunda fase no campo técnico e político à partir do século XVIII com a industrialização da Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e a Itália com o surgimento do navios a vapor e estrada de ferros que diminuiram assim espaços entre os países infelizmente visavam os interesses industrial e financeiro era faccioso ao oligopólio e ao monopólio tinha-se como objetivo ampliação do mercado e obtenção de matéria prima.

Foi uma época de dependência e submissão pela colonização de terras pouco habitadas em que os países industrias defendiam o livre-comércio o expansionismo mercantilista e industrial imperialista e colonialista. E finalmente a atual surgiu mais ou menos na década de 80 com o progresso da tecnológica e com o surgimento da cibernética, mas especificamente foi nessa década decorrente de vários processos políticos e econômicos o termo globalização surge e ela institui abertura da economia sem fronteiras a partir também do aumento dos meios de comunicação: internet, celular, tablets, e outros. Deixaram as pessoas bem mais informadas sobre o mundo o que está acontecendo em tempo real isso permitiu uma comunicação entre pessoas de outros países uma maior interação e influência cultural e político, essa última diferentemente da primeira e segunda fase abrangeu pessoas de várias classes sociais deixando a nova globalização mais democrática antes a comunicação era mais restrita ela era feita através de caravelas, barcos à vela a motor, telégrafos.

No Brasil a globalização veio a principio como vilã quebrando várias empresas não consolidadas no mercado, e que não se adaptarão as mudanças. As pessoas ficaram mais exigentes com a chegada de mercadorias de vários países o conceito de qualidade foi mudando carros no Brasil que pareciam carroças comparados com os carros de países industrializados (citação dita pelo ex presidente Fernando Collor), a política interna força a vinda de de vários produtos para o Brasil inclusive carros e a competitividade força as industrias a melhorem seus produtos, isso aumentou nosso poder de escolha empresas tiveram que se mudar para conseguir competir criaram-se fusões tiveram que investir em tecnologia o fenômemo outsourcing se tornou cada vez mais presente pois fez com com isso dinamizar o serviço diminuindo os custos da produção com a redução de pessoal e de reengenharia pessoas que estavam sobrecarregadas em unidades de rotina e pessoas que poderiam ser designadas a outros atividade, ou repassadas para outras empresas por transferências ou destituído.

A globalização hoje é uma verdade a nossa volta jogamos vídeo games com pessoas de outros países, a internet tomou conta dos smarthphones, hoje se organiza protestos em redes pelo mundo comunicamos com qualquer um em tempo real fazemos intercâmbios, conhecemos novas culturas em pessoas com uma facilidade nunca antes imaginada.

.

Definição de outsourcing

Outsourcing esse fenômeno que veio praticamente com uma nova forma de pensar das empresas modernas ou seja, diminuir a massa de funcionários e pensar exclusivamente no que ela tem como objetivo no que ela faz de melhor, aumentando seus lucros e dinamizando seus serviços, aumentando sua força no mercado a cada dia mais competitivo. Deixando aquelas áreas afins para empresas terceirizadas, que são mais adequadas e preparadas para o serviço a que se destinam.

Com isso faz com que essas empresas diminuam gasto e tempo com pessoal, aumentando os custos e tendo menos dor de cabeça.

O exemplo disso é a empresa Nike, seu pessoal pensa na tendência de seus produtos escolhe cores, desenham os modelos escolhe com que material será produzido e terceiriza o serviço que é produzidos por fábricas chinesas diminuindo custos com pessoal com mão de obra mais barata.

A Samsung empresa concorrente da Apple mais amigas na terceirização ela fornece componentes para montar as telas de iPads e MacBooks da Apple compra esses produtos por sair mais em conta do que fabrica-los e Samsung ganha na venda de seus produtos.

No Brasil temos a Petrobrás que terceiriza vários de seus serviços são 360.000 funcionários terceirizados e 65.000 concursados (segundo fonte centro de pesquisas e desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez Mello), alguns serviços de pesquisas e até a procura de petróleo não é feita toda pela estatal, os funcionários terceirizados tem menor salários, muitas vezes mais sobrecarga de serviço e pesquisas apontam que acontecem mais acidentes e a permanência na empresa é menor.

Estudo de caso

No Brasil tem um dos destaques das empresas que se adaptaram bem a globalização foi o caso da AMBEV surgiu da fusão em 2000 da Brahma e Antártica e a Skol temendo a concorrência e a também a entrada de outras marcas de cervejas de outros países depois da fusão tornou-se a quinta maior empresa desse ramo no mundo e umas das maiores empresas do Brasil e líder do mercado latino desse seguimento, expandiu sua marca pelo Brasil e pelo mundo tornando um empresa forte no Brasil várias empresas se sentiram prejudicadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com