TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem cultura e sociedade

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIC-Universidade de Cuiabá

                           

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

SINOP, MATO GROSSO

2015


UNIC-Universidade de Cuiabá

                           

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

                                                                                                                            Trabalho da matéria de

 Homem,Cultura e Sociedade,

                                                                                                                    Sobre Desigualdade social.

SINOP, MATO GROSSO

2015


DESIGUALDADES SOCIAIS

As Desigualdades no Brasil é um assunto de interesse público. A começar por ser um país capitalista, o que contribui para o agravamento dessa situação. E ela está em todas as áreas: econômica, social, regional e de gênero. Ou seja, se você não sofre com a desigualdade por ser negro ou índio, sofrerá por ter origem em determinado estado, por ser pobre ou mulher.

Dentre as causas da desigualdade existentes podemos citar como as principais: má distribuição de renda; má administração dos recursos; lógica do mercado capitalista (consumo, mais-valia); falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação; falta de oportunidades de trabalho e corrupção.

Talvez a mais latente forma de disparidade no Brasil hoje seja a econômica. Isso tem se tornado evidente em movimentos como ‘’rolezinhos’’; onde jovens da periferia tomam conta de lugares normalmente frequentados pela classe mais abastada, o objetivo: incomodar a classe média.

Um dos ‘rolezinhos’ chegou a reunir 6.000 jovens da periferia numa única ocasião, convocados pelas mídias sociais se aglomeraram num shopping Paulistano, a policia apareceu, como esperado em aglomerações dessa magnitude. A grande prova da desigualdade foi evidenciada quando um dos frequentadores habituais do local assustou-se e gritou: ‘arrastão’, a grande dúvida é saber se essa reação foi motivada por medo diante de uma multidão entrando no estabelecimento ou se tinha a ver com as roupas usadas pelos manifestantes e ações mal interpretadas.

Como já mencionado, o capitalismo contribui para existência e agravamento das desigualdades. Trata-se de uma sociedade em que se perpetua a ideia de acumulação de capital e de propriedade privada; ao mesmo tempo em que incita o principio da maior competição e o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

Esse é um problema presente em todos os países do mundo, decorrente da má distribuição de renda e, pela falta de investimento na área social. A desigualdade, social ocorre em sua maioria, nos países chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais históricos pela maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica a mercê de uma minoria que detém os recursos gerando as desigualdades.

Os números da desigualdade mundial são medidos pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Segundo a ONU, o Brasil é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Os países com menores índices são: Noruega, Japão e Suécia. Os que apresentam maiores desigualdades sociais são do continente africano: Namíbia, Lesoto e Serra Leoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com