TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hospitais Rede Sarah

Por:   •  28/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Hospital Sarah Kubitscheck

É o nome pelo qual são conhecidas várias unidades hospitalares brasileiras, destinadas ao atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, objetivando sua reabilitação. O nome é em homenagem à Sarah Kubitschek, primeira dama do país na época da fundação de Brasília. O primeiro hospital da atualmente denominada "Rede Sarah" foi à unidade de Brasília; a experiência, em seguida, foi sendo ampliada para outras capitais, estando presente também nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Macapá, Rio de Janeiro, Salvador e São Luis.

  1. Rede SARAH

Todas as unidades se caracterizam por uma cuidadosa integração de sua concepção arquitetônica aos princípios de organização do trabalho e aos diferentes programas de reabilitação, definidos conforme os indicadores epidemiológicos da região em que cada unidade está inserida. Essa integração resulta, por exemplo, nos amplos espaços dos hospitais da Rede SARAH, com seus solários e jardins, na humanização do ambiente hospitalar e nas enfermarias coletivas, com o sistema de assistência progressiva e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

  1. João Filgueiras Lima

João Filgueiras Lima, o Lelé, nasceu no Rio de Janeiro no dia 10 de janeiro de 1932. Estudou na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou arquiteto em 1955. Lelé desenvolveu vários projetos ao lado de Oscar Niemeyer, e outros de autoria própria. Deixou um sólido legado na arquitetura brasileira, seja no uso inteligente das estruturas ou nas preocupações com questões ambientais e de conforto.

  1. Paisagismo

As características do hospital exigem como complementação terapêutica e, pela própria conceituação de treinamento dos técnicos, o acesso fácil de doentes a espaços verdes adjacentes as áreas de tratamento e internação que permitam a administração de exercícios ao ar livre. O arquiteto com esse trabalho de paisagismo integrou o tratamento tradicional com o tratamento em uma área verde.

  1. Entorno

Nas proximidades do hospital pode-se observar um grande cinturão de área verde isso devido ao método de reabilitação dos pacientes que em grande parte são feitas fora do edifício.

  1. Volumetria X Forma X Sistema Construtivo

A concepção do edifício hospitalar é organizada segundo uma especialização das áreas internas, baseada no agrupamento de atividades mais ou menos complementares que dizem respeito aos cuidados para com os pacientes. Esta maneira de organizar o espaço estabelece uma forte estruturação do mesmo a partir dos diferentes eixos de circulação.

  1. Partido

As áreas internas estão sempre integradas a jardins adjacentes. Os sheds das coberturas possibilitam a incidência controlada do sol nos ambientes internos, o que constitui fator decisivo no combate à infecção.

  1. Conceito estrutural

A busca pelo conforto ambiental foi tratada como um dos princípios norteadores do projeto, adequando os edifícios às suas localidades e utilizando-se da iluminação e ventilação naturais para aperfeiçoar a sensação de conforto dentro dos hospitais, tornando os espaços amenos e acolhedores.

  1. Ventilação

A ventilação natural depende da integração dos seus princípios básicos: a diferença de pressão e o efeito chaminé, que são aplicadas com o uso e aprimoramento dos sheds, ventilação cruzada, utilização dos ventos dominantes, de galerias de tubulações que captam estes ventos para renovação do ar, exaustores, piso técnico, sistemas flexíveis de fechamento. E dependendo do tipo de ventilação em funcionamento (natural, mecânica, artificial), permitem o controle da saída de ar e ainda da iluminação natural. 

  1. Métodos Construtivos

O sistema construtivo dos Hospitais da Rede Sarah é composto por componentes pré-fabricados, basicamente formados por estrutura metálica e vedação em argamassa armada. Além disso, no caso dos hospitais da Rede Sarah, o fato da produção ser industrializada reduz este custo inicial, viabilizando empreendimentos flexíveis. A humanização dos ambientes é outro aspecto que é essencial em seus projetos da Rede. Tem o foco no bem estar e segurança, criando espaços agradáveis que auxiliam no processo de cura do paciente, preocupando-se com a qualidade do ambiente construído, com a paisagem e com o conforto ambiental. 

  1. Hospital Sarah Brasília (1980) e Sarah Lago Norte (2003)

Em Brasília, existem duas unidades da Rede SARAH que atendem adultos e crianças, em diferentes etapas do tratamento. O Hospital SARAH Brasília constitui uma infraestrutura voltada tanto para o atendimento quanto para o conhecimento e o avanço da medicina.

O Hospital SARAH Lago Norte, oferece suporte fundamental a pesquisas avançadas na área de reabilitação. Localizado às margens do Lago Paranoá, com arquitetura horizontal, viabiliza a integração dos espaços internos e externos, as peculiaridades do terreno e as águas tranquilas do Lago Paranoá permitem o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas, inclusive esportes náuticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (715.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com