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Igreja de St Wilfrid, Hulme, por Augustus Welby Pugin

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

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Igreja de St Wilfrid, Hulme, por Augustus Welby Pugin

A arquitetura neogótica é caracterizada como uma expressão romântica que expõe o sentido de unidade e sociedade, ela começa a se expandir na Europa a partir do fim do século XVIII e início do XIX. Contrapondo o neoclássico, esse período apelou pelo sentimentalismo, resgatando através da arte valores humanos, sociais e nacionalistas. O Gótico é o único estilo que contém os princípios do cristianismo e por consequência os princípios da pureza e da honestidade incapazes de esconder a estrutura do edifício.

Para Augustus Pugin, o gótico não é um estilo e sim um princípio. Ele disse, ainda, que a boa arquitetura depende do estado da sociedade e que bons homens constroem bons edifícios. Em suas publicações, confronta o conceito de uma cidade medieval católica à uma cidade industrial e, ainda, relaciona a arte a questão moral, defendendo a ideia de que um edifício tem valor moral independente e superior ao estético.

Pugin (1812-1852) atribui esses princípios as suas construções, uma delas é a Igreja de St Wilfrid, localizada na Inglaterra e concluída no ano de 1842, embora uma torre planejada nunca tenha sido construída (adições na década de 1860). George Myers foi o construtor e as adições foram de EW Pugin.

Imagem 1                                                                                                   Imagem 2

[pic 1]                      [pic 2]Igreja Wilfried como planejada                                                                                           Interior como havia sido planejado

Foi planejada uma torre no canto noroeste, como mostra a imagem 1. Por ser descentralizada, Pugin explicou que "os antigos projetistas" não estavam preocupados com a uniformidade, pelo contrário, ele dizia que eles regulavam seus projetos a partir de sua localidade e circunstância, de modo que eles se tornassem convenientes e adequados ao propósito. Pode-se concluir, portanto, a lógica neogótica em seu pensamento e a espiritualidade gótica na igreja, pois ele defende a ideia da moralidade do edifício, considerando sua localidade e seu objetivo acima da estética.
Na imagem 2, é a capela-mor com a janela da roda e três janelas de lancetas. De início, ela foi considerada muito escura, mas Pugin se negou a introduzir uma claraboia no telhado, como haviam pedido, e justificou que
teria o efeito de reduzir seu santuário ao nível de um deposito de Manchester.

IMAGEM 3

[pic 3]

Projeto retangular, que é quebrada apenas pela elevação sul e sacristia saliente.

Imagem 4

[pic 4]Frente oeste com elevação norte se estendendo para trás. "Tijolo vermelho em bond Inglês, com currais de arenito e telhado de ardósia" (foto atual)

IMAGEM 5                                                                                                                                                     IMAGEM 6

[pic 5]    [pic 6]
Elevação sul (nota-se que não existe a torre no projeto atual)                             Adições de Edward Pugin: confessionários com empenas

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