TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Da Igreja Na Atualidade

Monografias: Influência Da Igreja Na Atualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  7.458 Visualizações

Página 1 de 3

Influência da igreja na atualidade

Na sociedade atual, a Igreja Católica - como muitas outras instituições religiosas - sofreu um grande declínio da sua influência. Essa perda de influência ocorreu inclusive em lugares onde a Igreja era mais importante,porém nos dias atuais vemos questões onde a Igreja ainda exerce um papel de destaque:

-A igreja é contra a união civil entre pessoas do mesmo sexo ,e em muitos países ainda não foi aprovado este tipo de união por interferência da Igreja.

- As políticas contra o aborto e uso de preservativos possuem forte apoio da Igreja.

- O Estado é laico,mas a preservação de patrimônios artísticos são na maioria de igrejas e obras católicas .

- O Vaticano é considerado como um País. O Papa tem status de Presidente do Vaticano.

A Igreja Católica é uma das instituições mais antigas do mundo contemporâneo. Simultaneamente, é também uma das mais controversas, porque ela "revela-se muitas vezes [...] em oposição ao que parece ser o conhecimento vulgar dos nossos tempos" e porque ela insiste sempre que "a fé envolve verdades, que essas verdades envolvem obrigações e que essas obrigações exigem certas escolhas".

Atualmente, as críticas são frequentemente dirigidas, como por exemplo, à hiperdulia, à dulia, à ética católica sobre o casamento (que condena o divórcio), sobre a Vida (que condena o aborto, as pesquisas científicas que matam embriões humanos, a eutanásia e os contraceptivos artificiais) e sobre a sexualidade (que condena o sexo pré-marital, a homossexualidade e o uso de preservativos). Estas questões ético-morais continuam a gerar muitas polêmicas e controvérsias . Algumas ações escandalosas e imorais, que vão contra a doutrina católica, praticadas por certos membros e clérigos católicos (ex: abuso sexual de menores por membros da Igreja Católica) reforçaram as críticas referentes ao modo como essa doutrina trata a sexualidade e a moralidade em geral.

Nos tempos modernos, a própria crença em Deus e as inúmeras regras ético morais da Igreja são também duramente criticadas como sendo obstáculos para a verdadeira libertação, progresso e realização do Homem. Recentemente, a questão teológica da "unicidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja Católica, e a definição teológica de que a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo continuam a suscitar várias polêmicas e desentendimentos.Apesar destas duas crenças, a doutrina católica nunca negou a salvação aos não católicos.

Questões mais disciplinares da Igreja, como a hierarquia católica e o celibato clerical, e questões doutrinárias como o ensinamento de ser impossível conferir ordenação sacerdotal às mulheres, são também temas muito debatidos na atualidade .Outras controvérsias que a Igreja está ou esteve metida incluem o mediático e atual caso do abuso sexual das crianças por padres, as históricas ações opressoras e violentas das Cruzadas e da Inquisição (que perseguiu os hereges, os judeus e alguns cientistas), o seu suposto envolvimento com os regimes não democráticos e as ações "desatinadas" de alguns missionários católicos durante o período colonial na África, na Ásia e na América.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com