TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Cientifica: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Por:   •  5/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CAMPUS BAURU

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E ADAPTAÇÃO DE HARDWARE DE BAIXO CUSTO PARA PROCESSAMENTO DE DADOS E CONTROLE DE MÁQUINAS DE ENSAIO DO TIPO FORÇA X DEFORMAÇÃO.

Solicitante: Emanuel Rangel Spadim

Orientadora: Adriana dos Reis

BAURU, MARÇO DE 2012.

Sumário

1 Resumo        

2 Introdução        

3 Objetivos        

4 Justificativas        

5 Materiais e métodos        

6 Cronograma        

7 Referências bibliográficas        


1 Resumo

O trabalho tem por objetivo desenvolver um software e adaptar um hardware de baixo custo para controle e aquisição de dados de  máquinas de ensaio de materiais, do tipo força x deformação, possibilitando um controle mais preciso, ágil e menos suscetível a erros de origem humana.

2 Introdução

Em um mundo onde a maioria dos produtos são industrializados, e o conhecimento e a exigência do consumidor é cada vez maior, há uma preocupação das indústrias quanto à qualidade de seus produtos, propriedade esta que está diretamente ligada ao material usado nos diversos processos de fabricação. Dentre as diversas qualidades que um material deve ter para atender a tais necessidades, está a resistência mecânica, que será um dos campos aos quais se intenta beneficiar neste trabalho.

Moia (2001), reafirma que a resistência mecânica de um material pode ser definida como a habilidade de resistir a cargas que lhe são impostas durante sua utilização, sem deformar excessivamente ou fraturar.

Existem inúmeros ensaios que podem ser relizados a fim de se avaliar as características dos materiais, tais como: tração, compressão, cisalhamento, flexão, torção, dureza, fadiga, impacto, etc. Muitos destes testes consistem em se aplicar uma determinada força no material de forma a produzir a deformação desejada, e assim observar a reação do corpo de prova à condição a que foi submetido.

Para a realização destes ensaios, são usadas máquinas que fornecem os valores de carga aplicada e deformação sofrida através de sensores de força e deslocamento respectivamente. A aquisição dos dados e controle da máquina podem ser feitas integralmente por um operador, ou de forma automatizada.

Tendo em vista que a automação já se tornou um processo indispensável na grande maioria das áreas da ciência e consequentemente vem sendo cada vez mais explorada e inserida dentro de processos industriais e na vida cotidiana de cidadãos comuns, surge então o interesse de se facilitar a automação de máquinas de ensaio.

 Automatizar consiste em tornar uma atividade parcialmente ou totalmente independente do cuidado de um operador, e para que isso seja possível, são necessários alguns processos, e dentre eles está a aquisição de dados.

Para Ricardo F. Garcia et al., (2003) a aquisição de dados é uma atividade essencial em todo tipo de tecnologia e ciência.

De acordo com Johnson (1997) uma vez que a tomada de dados é uma das etapas mais tediosas de um ciclo de pesquisa, pode-se automatizar o sistema de aquisição sem comprometer a precisão, reduzindo os erros gerados pela transcrição de dados, eliminando as variações induzidas pelo operador nos processos de coleta de dados e aumentando a taxa de leitura.

Outros processos da automação são o processamento dos dados e a geração de sinal de comando.

Ertugrul N.(2005) lembra que um computador equipado com circuitos de interfaceamento adequados e sistema de aquisição de dados e software, pode dar aparência gráfica a fenômenos físicos característicos das questões de engenharia, bem como processar os dados coletados.

Diante destas observações, surge então o interesse em se desenvolver um software, e adaptar um hardware comunicáveis através de um computador pessoal, cujas construções compõem os objetivos deste trabalho.

3 Objetivos

O objetivo do trabalho é desenvolver um software de simples operação e adaptar hardware de baixo custo para aquisição de dados e controle de máquinas de ensaio do tipo força x deformação bem como realizar ensaios de compressão em superfície rígida em pneus agrícolas de diferentes características construtivas inflados com diferentes pressões a fim de por à prova o resultado do projeto.

4 Justificativas

Ensaios laboratoriais estão intrinsicamente ligados à ciência e consequentemente às descobertas e aprimoramentos realizados por pesquisadores de todas as áreas de conhecimento. Testes e ensaios científicos envolvem frequentemente a realização de uma experiência e a observação de resultados, que para serem manipulados e assim expressarem alguma importância inovadora, necessitam ser registrados de alguma forma.

Buscando-se a comprovação de um fenômeno científico observado através de experiência, o pesquisador intenta obter resultados que, dentro de condições predefinidas, mostrem uma tendência de acontecimento regular, o que sugere a aplicação da repetição.

A coleta de dados pode ser feita através da observação do fenômeno diretamente ou de instrumentos de medição e posterior anotação, por instrumentos que registram os dados de forma gráfica ou por sistemas eletrônicos de armazenamento.

A aquisição automática de dados muitas vezes se torna conveniente por, uma vez programada corretamente, eliminar a ocorrência de erros de origem humana, por possibilitar um grande número de coletas e consequentemente repetições, sem dispender força humana e por aumentar a precisão dos registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com