TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo Refere-se à Construção de Uma Residência

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.632 Palavras (27 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ARQUITETURA E URBANISMO - 8° SEMESTRE

MEMORIAL DESCRITIVO

Eduarda Déllys Duessmann

Tubarão, setembro de 2014.

INTRODUÇÃO - LOCALIZAÇÃO

Este memorial descritivo refere-se à construção de uma residência que se localizará na Rua Mario Pacheco dos Reis, bairro Centro, na cidade de Grão-Pará, tendo como objetivo principal complementar e auxiliar detalhadamente a execução dos projetos, como as etapas, informações técnicas, estruturais, de serviços e os materiais e técnicas construtivas deste.

Os Projetos confeccionados serão devidamente aprovados nos órgãos competentes e por fim executados em obra. Entretanto, o memorial descritivo contém o detalhamento do método e informações necessárias para a execução de cada serviço.

CARACTERÍSTICAS DA OBRA – AREAS

Obra/Edificação:

A edificação é do tipo Residencial Unifamiliar, constituída de três pavimentos sendo o subsolo de garagem e depósito, térreo destinado à área social e o primeiro pavimento a área íntima. Somando um total de 229,9m² (duzentos de vinte nove e noventa metros quadrados) de área construída.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. A emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução de obra por profissional de seu quadro técnico, devidamente qualificado para a função, de responsabilidade do proprietário;

2. Serão mantidas na obra, em locais previamente determinados, placas dos profissionais responsáveis pelos projetos e dos responsáveis técnicos pela execução, em local visível, sendo de responsabilidade dos mesmos.

3. Deverá ser garantida a segurança das propriedades vizinhas e áreas públicas;

4. É obrigatório aos operários o uso de equipamentos individuais de segurança (EPI);

5. A obra somente será entregue oficialmente, quando:

  • A obra estiver efetivamente finalizada em todos os aspectos estabelecidos nos projetos, planilhas e memoriais;
  • A obra estiver perfeitamente limpa;
  • Estiver aceita pela municipalidade através do habite-se.

6. A obra tem garantia de 05 (cinco) anos por todos os serviços por ela executados conforme código civil;

ETAPAS E SERVIÇOS

10000 PROJETO

Os projetos serão realizados por responsáveis técnicos, regulamentados, respeitando as normas de cada projeto específico.

O projeto será implantado em um terreno de 13,00m x 25,00m, e comportará uma residência unifamiliar. O projeto apresentará planta baixa com layout e cotas; planta de locação e cobertura; cortes, fachadas e detalhamento, sendo que todas as escalas constam no projeto arquitetônico.

A obra terá que ser aprovada pela Prefeitura Municipal.

10901/ 10902 - CÓPIAS

Os projetos serão realizados por responsáveis técnicos, regulamentados, respeitando as normas de cada projeto específico. Serão emitidas cópias destes e de toda a documentação necessária para o proprietário da obra, órgãos públicos necessários, e responsáveis da obra.

13001 - PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto será implantado em um terreno de 13,00m x 25,00m, e comportará uma residência unifamiliar conforme as considerações abaixo:

Ambiente

Garagem

28.60

Depósito

5.12

Hall de entrada

3.44

Sala de estar/jantar

29.72

Cozinha

10.09

Lavanderia

4.90

BWC social

4.72

Dormitório 1

11.70

Escada

Dormitório 2 (suíte)

11.65

Closet

11.70

BWC

7.20

Dormitório 3

14.83

WC

4.34

Escritório

8.28

O projeto apresentará planta baixa com layout e cotas; planta de locação e cobertura; cortes, fachadas e detalhamento, com devidas escalas indicadas diretamente no projeto arquitetônico.

14001- PROJETO ESTRUTURAL

Fornecerá o dimensionamento e posicionamento de vigas e pilares, informação sobre as cargas, definição dos vãos livres, projeto de armação e a resistência do concreto a ser utilizado.

15001- PROJETO ELÉTRICO

Deve conter planta baixa; caixa de passagem; posicionamento dos pontos (interruptores, tomadas, luminárias, quadro de distribuição, eletroduto); tipo de materiais a serem usados; quadro de cargas.

16001- PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Deverá apresentar planta(s) baixa; cortes; perspectivas; esgoto sanitário (esquema); detalhamento se necessário (caixa de inspeção, caixa de gordura, caixa d’agua, fossa e filtro).

20000 - INSTALAÇÃO DA OBRA

Depósitos para materiais e instalações para funcionários, de acordo com as seguintes normas:

  • NR 8 - Edificações (108.000-8), NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.
  • NR 17 - Ergonomia (117.000-7) Esta Norma Regulamenta e visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
  • NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho (124.000-5)

21011- LIMPEZA DO TERRENO

        Limpeza do terreno corresponde os serviços de capina, roçada, destocamento, queima e remoção, de modo a deixar o terreno livre de raízes, tocos de árvores ou vegetação em geral, de maneira que não venha a prejudicar os trabalhos ou a própria obra.

22113 - RETIRADA DE CASA DE MADEIRA EXISTENTE

        Consiste na retirada de uma residência de madeira existente no terreno onde será locada a obra, bem como todos seus componentes, incluindo alguma alvenaria em tijolos e equipamentos sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (312.8 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com