TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre As Abordagens De Ensino Para Surdos, Considere O Enunciado Abaixo: O ______________________ Refere-se Ao Ensino De Duas línguas Para Os Surdos: A Primeira, A ______________, dá Ao Arcabouço Para O Aprendizado Da Segunda, A língua Majoritária -

Exames: Sobre As Abordagens De Ensino Para Surdos, Considere O Enunciado Abaixo: O ______________________ Refere-se Ao Ensino De Duas línguas Para Os Surdos: A Primeira, A ______________, dá Ao Arcabouço Para O Aprendizado Da Segunda, A língua Majoritária -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 9

Uma religião, computador, uma obra de arte, uma teoria científica tem por trás de si contribuição de inúmeros homens, que, num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram idéias. Compreende em profundidade significa recuperar sua história, e o futuro sempre estão no presente. Por exemplo, todos nos temos uma história pessoal e nos tomamos pouco compreensíveis se não recorremos quem somos e por que somos de uma determinada forma. Na Psicologia, a história tem por volta de dois milênios, o tempo que refere-se Psicologia no Ocidente que começa entre os gregos, antes da era Cristã.

A compreensão e a diversidade que a Psicologia se apresenta hoje são indispensáveis recuperar sua história, que esta ligada em cada momento histórico, as exigências de conhecimento da humanidade, nas realidades econômica e social na necessidade do homem de compreender a si mesmo.

A um momento áureos na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C até dominação romana, sendo os gregos o povo mais evoluído nessa época, permitindo uma planejada e bem sucedida construção das primeiras cidade-estado (polis) e sua manutenção, iniciando novas conquista de novos territórios, que geram riquezas como forma de escravos para trabalhar e formar tribos pagos pelos territórios conquistados.

O crescimento exigia soluções práticas para arquitetura, explica os avanços da Física, na Geometria e na teoria política. Tais avanços permitiam que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como Filosofia e arte entre os filósofos como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, a filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade, surge então à primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia que em grego psyché=alma e de logos=razão “estudo da alma, parte imaterial do ser humano”.

Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem como o mundo através da percepção, havia uma oposição entre idealistas e os materialistas. Mas é com Sócrates (469-399a.c) que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência sua preocupação há limite que separa o homem dos animais que era a razão. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou com essência humana. Sócrates abre caminho que seria muito explorado pela Psicologia. O seguinte passo e dado por Platão (427-347 a.C) discípulos de Sócrates, procurando definir o “lugar” para a razão do próprio corpo, cabeça encontra alma, a medula seria, portanto o elemento de ligação da alma como o corpo, quando alguém morria a matéria (corpo) desaparece, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.

Aristóteles (348-322 a.C) discípulo de Platão foi um dos mais importantes pensadores da historia da Filosofia, foi inovador ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados. Para Aristóteles a psyché seria princípio ativo da vida, tudo aquilo que cresce, se reproduz, alimenta possuía psyché ou alma. Esse filósofo chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações, podem ser consideradas o primeiro tratado em Psicologia (Da anima) 2.300 anos antes os gregos já haviam formulado duas “teorias” a platônica que postulava a imortalidade da alma concebida separação dos corpos e a aristolética que afirmava a imortalidade da alma e sua relação de pertencimento do corpo.

Surge em novo Império que iria minar a Grécia, parte da Europa e do Oriente Médio. O Império Romano, suas principais características era aparecimento e desenvolvimento do cristianismo- uma força religiosa, mesmo passando por invasões bárbaras, o cristianismo sobrevive e ate fortalecer, formando a principal religião na Idade Média. E relacionado Psicologia os conhecimentos religioso, já que ao lado do Poder econômico e político, a Igreja Católica monopolizava o saber - o estudo psiquismo. Dos grandes filósofos representavam em período Santo Agostinho (354-430) e São Tomas Aquino (1225-1274). Santo Agostinho inspirado em Platão, mas para ele a alma não era somente sede da razão, mas prova de manifestações divinas no homem. A alma era imortal o homem por ser elementos que liga ao homem a Deus, sendo também a sede de pensamentos a Igreja, passando se preocupar também com sua compreensão.

São Tomas de Aquino viveu num período que pronunciava a ruptura da Igreja Católica, o aparecimento do protestantismo, época que preparava a transição ao capitalismo, exemplo; revolução francesa e a revolução industrial começaram a questionar o conhecimento produzido pela Igreja, foi preciso encontra novas justificativas para relação entre Deus e o homem. São Tomas de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência, introduzindo um ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles , afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência em termos de igualdade, encontrando argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja, garantindo o monopólio do estudo psiquismo, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus.

Na história da psicologia com mais de 200 anos, após a morte de São Tomas de Aquino, se iniciou na época de transformações radicais do mundo europeu, ou seja; Renascimento ou Renascença. O mercantilismo teve a descoberta de novas terras (a América, o caminho para as Indias, a rota do Pacifico), leva à acumulação de riqueza nas nações em construção da França, Itália, Espanha, Inglaterra. Na formação para o capitalismo, começa uma forma de organização econômica e social, daí se então o processo de valorização do homem.

Por volta de 1300, Dante escreveu A Divina Comédia; em 1475 e 1478, Leonardo da Vinci pintou o quadro Anunciação; em 1484, Botielli pinta o Nascimento de Venus, em 1501, Michelangelo esculpe Davi; e em 1513, Maquiavel escreveu O Príncipe, obra clássica da política.

Em 1543, Copérnico faz uma revolução no conhecimento humano, sendo assim, mostra que o nosso planeta não é o centro do universo. Em 1610, Galileu estuda a queda dos corpos, realiza as principais experiências da Física Moderna. Neste período, René Descartes (1596-1659) foi um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço a ciência, cria a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem tem uma substancia pensante e que o corpo torna possível o estudo do corpo humano morto, o corpo era sagrado pela igreja, isso possibilita o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir em muito para o progresso da própria Psicologia.

No século19, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço torna-se necessário. O capitalismo traz o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com