TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo de arquitetura

Por:   •  24/4/2017  •  Dissertação  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MEMORIAL DESCRITIVO

DE ARQUITETURA

Obra de Construção de Apartamento

CONDIÇÕES TÉCNICAS DE ARQUITETURA

A DADOS FÍSICOS

ÁREAS:

Pavimento Térreo: 86.3969

Toda a edificação deverá atender as Normas de Acessibilidade conforme a ABNT

(Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 9050

 1 ALVENARIA E FECHAMENTOS

 1.1 ALVENARIA DE VEDAÇÃO

As alvenarias deverão ser de blocos cerâmicos; em todos os casos deverão ter as dimensões estabelecidas pela ABNT, assentados com argamassa mista com cimento, cal e areia, no traço volumétrico 1:2:8, e executadas rigorosamente de acordo com as dimensões, espessuras e alinhamentos, indicados no projeto, de modo a constituírem paredes, muros, etc., com paramentos perfeitamente planos e a prumo, e com juntas executivas de espessura compatível com os materiais utilizados. Quando se tratar da execução de alvenarias com paramentos curvos e/ou inclinados, o método executivo deverá ser submetido à aprovação da CONTRATANTE. O mesmo se aplica para alterações de projeto que provoquem mudança de locação das alvenarias.

Todos os elementos de alvenaria deverão ser adequadamente molhados, por ocasião de seu emprego, de modo que seja garantida a não absorção de água da argamassa de assentamento.

O assentamento dos elementos de alvenaria deverá ser feito de modo que as fiadas sejam perfeitamente niveladas, as juntas apresentem espessura uniforme e o preenchimento das superfícies de contato, pela argamassa de assentamento, seja total.

Deverão ser executadas vergas e contra-vergas em todos os vãos de esquadrias e essas deverão ultrapassar no mínimo 40 cm de cada lado.

Os encunhamentos serão executados necessariamente, com tijolos comuns maciços de barro cozido, assentados com argamassa de cimento e areia 1:3 e, em plano inclinado, com inclinações simetricamente convergentes em relação ao centro do vão; os vazios resultantes serão preenchidos com a mesma argamassa de cimento.

A abertura de rasgos em alvenaria, para embutir canalizações, etc., só poderá ser feita com instrumentos adequados a cada tipo de material e somente quando decorridos, pelo menos,

3 (três) dias do término do encunhamentos, ou 8 dias do término do levantamento, das respectivas alvenarias.

O corte de elementos de alvenaria deverá ser executado com instrumentos adequados a cada tipo de material e, única e exclusivamente, para a obtenção de peças com medidas complementares, inexistentes no mercado, e de peças com dimensões e formatos adequados aos serviços de encunhamentos e de requadração de vãos.

2 AZULEJOS

Local: em todos os sanitários.

As peças deverão ser selecionadas por dimensões, de modo que sejam aplicadas, numa mesma parede, peças de dimensões uniformes.

A superfície de assentamento deverá ser escovada a seco a fim de eliminar quaisquer materiais que impeçam a aderência do revestimento.

Executando-se o assentamento com argamassa industrializada de alta adesividade, este será procedido a seco, dispensando-se a operação de molhar as superfícies do emboço e dos azulejos.

A argamassa deverá ser empregada até 2 horas após o seu preparo, sendo expressamente proibida nova adição de água ou demais produtos.

As juntas deverão ter espessura constante de nível (horizontais) e prumo (verticais). A espessura será de 3 mm, quando não especificado no projeto.

Todas a arestas salientes deverão ser arrematadas com cantoneira de alumínio.

Deverão ser observados no assentamento os batimentos das peças para perfeita aderência e a passagem da régua para uniformidade do plano vertical.

Decorridos 5 dias do assentamento, deverá ser iniciada a operação de rejuntamento, com a limpeza dos azulejos (pano e água) e das juntas para perfeita penetração da pasta de rejuntamento.

As peças deverão ser rejuntadas com pasta de cimento branco e pó de mármore no traço

1:4, aplicada com espátula de borracha, limpando-se a superfície com pano úmido, para retirada do excesso.

A superfície deverá ser limpa, após a cura do rejunte, com pano seco ou esponja de aço macia.

Deverá ser verificada a existência de azulejos que não estejam perfeitamente assentados, batendo-se nos cantos, os que soarem ocos deverão ser removidos e seu assentamento refeito.

Executando-se o assentamento com argamassa preparada na obra, os azulejos deverão ser previamente imersos em água durante 24 horas.

As peças deverão ser chapiscadas na face não vitrificada e/ou esmaltada com argamassa de cimento e areia traço 1:3, logo após escorrido o excesso de água que os recobre.

Depois da cura do chapisco, os azulejos deverão ser imersos novamente em água durante

12 horas que precedam sua aplicação.

Não poderão ser aceitos desvios de prumo superiores a 3 mm/m.

Não poderão ser aceitos, na colocação da régua de 2 metros, afastamentos superiores a 3 mm nos pontos medianos e 5 mm nas extremidades.

3 REVESTIMENTO DE PISO

SALA/COZINHA: 24.2919

Piso:

Porcelanato Polido Borda Reta 60x60cm modelo WE4 Eliane

Azulejo:

Revestimento para Parede Borda Arredondada Brilhante Lisboa Azul 15,4x15,4 Artens

LAVABO: 1.4952

Piso:

Cerâmico Esmaltado Borda Arredondada 34x34cm modelo Britto Basic Black Pamesa

Azulejo:

Revestimento para Parede Borda Reta Cubic Black 45x90,2cm Eliane

SUÍTE I : 12.7976

Porcelanato Polido Borda Reta 60x60cm modelo WE4 Eliane

BANHEIRO: 3.6661

Piso:

Porcelanato Polido Borda Reta 60x60cm modelo WE4 Eliane

Azulejo:

Revestimento Travertino Ibérico 30x90,2cm bege Incepa

Mosaico travertino 10x30cm pomeriggio Portobello

VARANDA: 2.7903

Piso Vinílico Tarkett Imagine Wood Classic Oak Grey 50m² Bobina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com