TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Arquitetura Escolar

Por:   •  29/8/2016  •  Monografia  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE OS AUTORES

 ROBERT VENTURI

Nascido na Filadélfia em 25 de junho de 1925, Robert Venturi é um arquiteto norte americano, vencedor do prêmio Pritzker de 1991.  Formado em Princeton no ano de 1947, Venturi trabalhou com Eero Saarinen e Louis Kahn antes de fundar sua própria firma com John Rauch. Trabalhou como professor na Universidade da Pensilvânia. Venturi é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do conjunto de costumes modernista. Crítico ferrenho da Arquitetura Moderna, publicou seu manifesto “Complexidade e Contradição na Arquitetura” em 1966, que se tornou uma das bases das transformações que ocorreriam na arquitetura nas décadas de 1970 e 1980. Venturi cunhou a frase “less is a bore” (em português, “menos é uma chatice”), que contrapunha o lema da Arquitetura Moderna de Mies van der Rohe “less is more” (no português, “menos é mais”.

DENISE SCOTT BROWN

Nascida em 3 de Outubro de 1931, Scott Brown é Arquiteta, Urbanista, professora, escritora americana e teórica. Estudou em instituições como a  Universidade de Witwatersrand entre 1948 e 1952,  Architectural Association School of Architecture, e se formou em 1955. Após iniciar seu mestrado na Universidade da Pensilvânia, Scott Brown tornou-se docente da mesma e concluiu seu mestrado ao mesmo tempo em que dava aulas. Numa reunião do corpo docente da universidade, conheceu Robert Venturi, que viria a tornar-se seu marido e parceiros de trabalho na firma de Venturi.

STEVEN IZENOUR

Arquiteto, Urbanista e Teórico, Steven Izenour nasceu em 6 de julho de 1940, New Connecticut, EUA. Foi professor da disciplina de Crítica do Projeto na Universidade Drexel e na Universidade da Pensilvânia. Faleceu em 21 de agosto de 2001, Vermont, EUA.

CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO

O livro “Aprendendo com Las Vegas” foi escrito no mesmo contexto histórico de “Complexidade e Contradição na Arquitetura”, numa época em que a Arquitetura Moderna estava sendo duramente criticada. Na época da publicação do livro, Venturi e Scott lecionavam na Universidade de Yale, e surgiu de um projeto de pesquisa de 13 alunos de Arquitetura. Steven Izenour também participou no projeto.

CONTEXTO DO TEXTO

Os autores iniciam o prefácio do texto explicando qual é o objeto de estudo (Las Vegas), e a sua importância para uma nova definição de forma urbana nos Estados Unidos e na Europa

“Um estudo desse tipo ajudará a definir um novo tipo de forma urbana que surge nos Estados Unidos e na Europa, radicalmente diferente de tudo o que conhecemos, o qual não estamos bem equipados para entender e que, por ignorância, definimos hoje como espalhamento urbano”. (p. 11)

Um dos objetivos da obra é, através de estudos, procurar entender essa nova forma que surge no momento e de que forma ela deverá ser trabalhada e tratada. Tem por objetivo principal, analisar e documentar a forma física do corredor comercial de Las Vegas.

“Um dos objetivos deste estudo será, por meio de uma investigação aberta e sem preconceitos, chegar a compreender essa nova forma e começar a desenvolver técnicas para seu tratamento”. (p.12)

Ainda no prefácio, os autores realizam seus agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram com o projeto de alguma maneira, e que o tornaram possível. Fazem, ainda, agradecimentos irônicos a pessoas que de alguma maneira dificultaram o trabalho. Explicam que a discussão que eles pretendem abordar ao longo do livro, trata-se do prolongamento desnecessário da revolução proposta para a arquitetura, porém sem desmerecer aqueles arquitetos que ao perceber que essa revolução não funcionaria da maneira em que era pregada, passaram a desenvolver projetos que estivessem de acordo com a realidade e a necessidade da sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com