TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos de Vanguarda

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 5

• Art Deco:

Período: 1920-1930. Características: Estilo artístico que refletia o progresso e a modernidade da época, combinando formas geométricas com elementos decorativos. Utilizava materiais modernos, como concreto armado, vidro e aço inoxidável. Caracterizava-se por linhas retas e simétricas, relevos esculpidos, mosaicos coloridos e letreiros luminosos. Principais obras: Chrysler Building em Nova York, EUA, que apresenta uma torre ornamentada com formas Art Deco; Palais de Chaillot em Paris, França, famoso por sua fachada decorativa.

• Movimentos de Vanguarda:

Período: Início do século XX. Características: Reação ao historicismo e ao ecletismo do século XIX, buscando a experimentação e a inovação na arquitetura. Cada movimento tinha suas próprias características específicas. Principais obras: Casa da Arte em Moscou, Rússia, um exemplo do Construtivismo, que enfatizava estruturas puramente funcionais; Maison de Verre em Paris, França, uma obra do Surrealismo, com uma fachada de vidro e elementos estranhos e poéticos.

• Bauhaus:

Período: 1919-1933. Características: Escola de arte e design que buscava a integração da arte e da indústria. Valorizava a funcionalidade, a simplicidade e a estética minimalista. Promovia o uso de materiais modernos, como aço, vidro e concreto. Principais obras: Edifício da Bauhaus em Dessau, Alemanha, projetado por Walter Gropius. Apresentava uma estrutura simples e funcional, com grandes janelas e espaços flexíveis.

• Arquitetura Moderna:

Período: Início do século XX até o presente. Características: Utilização de tecnologias e materiais modernos, como concreto armado, vidro e aço. Ênfase na funcionalidade, simplicidade e economia. Valorização do espaço aberto e da integração com o ambiente. Principais obras: Villa Savoye em Poissy, França, projetada por Le Corbusier, uma obra icônica da arquitetura moderna que apresenta linhas puras e uma planta aberta; Casa da Cascata em Bear Run, EUA, projetada por Frank Lloyd Wright, uma residência que se integra harmoniosamente com a natureza circundante.

• Estilo Internacional:

Período: 1920-1950. Características: Caracterizado por linhas retas, formas geométricas simples e uso de materiais modernos, como vidro, aço e concreto. Foco na funcionalidade, economia e neutralidade estética. Principais obras: Edifício Seagram em Nova York, EUA, projetado por Ludwig Mies van der Rohe, um exemplo notável do Estilo Internacional, com uma fachada envidraçada e uma estrutura minimalista; Casa Farnsworth em Plano, EUA, também projetada por Mies van der Rohe. É uma casa de vidro que se integra perfeitamente com o ambiente natural ao seu redor.

• Mies van der Rohe:

Período: 1886-1969. Características: Foi um dos principais arquitetos do Estilo Internacional. Suas obras eram conhecidas pela simplificação estrutural, utilização de materiais como vidro, aço e concreto, e pela famosa frase “Menos é mais”, que expressava sua busca pela essência e pela pureza arquitetônica. Principais obras: Além do Edifício Seagram e da Casa Farnsworth mencionados anteriormente, destacam-se o Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona de 1929, uma obra emblemática do modernismo.

• Le Corbusier:

Período: 1887-1965. Características: Foi um renomado arquiteto, urbanista e teórico suíço-francês. Defendia a ideia de que a arquitetura deveria servir às necessidades humanas e propunha um estilo funcionalista e racional. Buscava a conexão entre a arquitetura e o urbanismo, enfatizando a importância do planejamento urbano. Principais obras: Villa Savoye em Poissy, França, uma residência icônica com linhas puras e elevada do solo, e a Capela de Notre-Dame-du-Haut em Ronchamp, França, conhecida por suas formas esculturais e uso criativo da luz.

• Organicismo:

Período: Início do século XX. Características: O Organicismo na arquitetura valoriza a integração harmoniosa entre a arquitetura e a natureza, buscando criar espaços que fluem naturalmente e fazem uso de materiais naturais. A inspiração vem das formas orgânicas encontradas na natureza. Principais obras: A Casa da Cascata em Bear Run, EUA, projetada por Frank Lloyd Wright, é um exemplo notável do Organicismo, com sua integração única com a paisagem circundante e suas linhas fluidas.

• Frank Lloyd Wright:

Período: 1867-1959. Características: Foi um dos arquitetos mais influentes e reconhecidos dos Estados Unidos. Suas obras enfatizavam a harmonia entre a arquitetura e a natureza, utilizando materiais naturais, como madeira e pedra, e incorporando elementos orgânicos em seus projetos. Valorizava a relação entre o interior e o exterior, criando espaços abertos e integrados. Principais obras: Além da Casa da Cascata, já mencionada, destacam-se a Casa Robie em Chicago, EUA, e o Museu Guggenheim em Nova York, EUA, com sua famosa rampa espiral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com