TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiplicação: Estolões Enraizados

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO PANTANAL – FAPAN

ARQUITETURA E URBANISMO 3° PERIODO

PROJETO PAISAGISTICO

DOCENTE: Anne Louise

DISCENTES: Lorena Correa; Thiago Elias.

CÁCERES, 2018

Introdução

 O projeto de paisagismo consiste na arte e técnica de transformar a paisagem de espaços internos e externos, promovendo uma composição harmoniosa da vegetação com demais elementos da natureza e elementos introduzidos pelo homem. Sua finalidade é ordenar o espaço transformando o ambiente num local agradável, relaxante e com a sensação de estar mais próximo da natureza.

 O projeto paisagístico do SIAGESPOC (Sindicato dos Investigadores da Policia Civil do Estado de Mato Grosso) é situado na cidade de Cáceres, Mato Grosso, na Rua Sebastião Gomes de Arruda. O acesso principal é uma estrada de terra e o fundo do terreno dá de encontro com a Baia das Pombas. A área total é de 15.673,50m². A ideia principal é de proporcionar um ambiente saudável, aconchegante e de bem-estar para as famílias, sem deixar de preservar o local, permitindo contemplação e comodidade para os visitantes.

 A intenção foi primeiro desenvolver a Arquitetura Paisagística, que consiste na criação de ambientes e solução dos espaços externos com elementos construtivos tais como: áreas de estar, áreas de lazer, espaços verdes e bosques. Depois passamos para a segunda parte que é o Estudo Botânico do local, contendo a indicação e disposição de espécies vegetais para plantio dos jardins (onde será especificado uso de plantas nativas ou plantas exóticas, árvores frutíferas, folhagens, etc.).

Memorial Descritivo

  No Acesso principal da chácara optamos por colocar plantas exóticas como a bananeira ornamental e pequenos arbustos de jardim, apenas. Todo o espaço da chácara é forrado com grama São Carlos (com exceção do campo de futebol) e os caminhos de pedra Pirenópolis. Pensando na preservação e limpeza da chácara, foi colocada diversos cestos de lixo em todos os setores e postes de iluminação para proporcionar o lazer social não somente de dia, mas também á noite.

 No primeiro setor se encontra um bosque preenchido com ipês de diversas cores e tamanhos que claramente nos lembra o ambiente do cerrado a nossa volta, promove então um espaço de contemplação colorido atrativo e exuberante aos visitantes. A estrada de pedra que corta a lateral do terreno, dá acesso a uma rotatória e ao estacionamento da chácara, seguindo paralela a uma fileira de palmeiras e buxinhos.

 No segundo setor da chácara há o campo de futebol society forrado com grama Bermudas, na arquibancada a presença de primaveras se destaca pela cor de suas flores que crescem praticamente o ano todo e o rápido crescimento desta fornece sombra para quem quer assistir jogos ou apenas sentar nos bancos de teca para descansar. Nesse espaço os visitantes têm acesso também ao estacionamento à sombra de palmeiras e primaveras e um lindo canteiro com girassóis.

 Logo após há uma área verde com um espaço coberto para fins de confraternização, reuniões e lazer de onde é possível ter acesso direto a estrada, à piscina ou as quadras de tênis e vôlei. A piscina é cercada por piteiras e helicônias, seu deck em régua Isabela dispõe de espreguiçadeiras em madeira Roma para quem desejar um banho de sol, por parte esta é coberta por um pergolado de madeira, onde florescem jades azuis e uma queda d’agua, esse setor promove a interação de todos, garantindo o descanso ou o lazer que os visitantes procuram. A piscina é separada das quadras que dá acesso por piteiras do caribe. As quadras por sua vez são rodeadas por helicônias e bancos de madeira. Todo o espaço continua sendo iluminado e com a presença de cestos de lixo para preservação. Entre a estrada principal e o caminho de pedra Pirenópolis rodeados de palmeiras e arbustos está um espelho d’agua de grande comprimento, nele foi incluído luzes de Led tornando-o ainda mais bonito e chamativo.

 Por último, o ambiente é cortado por caminhos de pedra que ligam quiosques, outro caminho do quiosque central dá acesso direto ao galpão entre palmeiras azuis e ipês brancos, rosas, roxos e amarelos. Esse mesmo caminho exerce função de contemplação e descanso com bancos de madeira, rosas do deserto e abacaxis-roxo. Em frente há uma arvore grande nativa do terreno que fornece muita sombra, onde se encontra bancos de paletes, a baixo foi plantado três mudas de limoeiros, um deles rodeados por bancos de madeira almofadados. Seguindo o caminho foi feito um pequeno pergolado para cultivar maracujás, o caminho segue e encontra-se laranjeiras. Ao fim da estrada principal foram plantadas perpendicularmente ao terreno, primaveras e palmeiras imperiais, de onde há um acesso à rampa de descida para a Baía das Pombas, e ao lado esquerdo um espaço para barcos e afins.

Observa-se que este foi o local mais arborizado, sendo com arvores decorativas quanto com arvores frutíferas que oferecem sombra e frutas. O visual fornecido pelos espaços e jardins é atrativo, e além disso, cede um ambiente social agradável ao ar livre.

Quadro de espécies/Geral

Cód.

Nome Popular

Nome Científico

Porte

Dim. Copa

Cor Flor

Dim. Cova

Espa.

Qtd.

PL1

Ipê amarelo

Handroanthus albus

3.50m

7.00m

Amarelo

0.80m²

5.00m

12 md

PL2

Ipê branco

Tabebuia roseoalba

3.50m

7.00m

Branco

0.80m²

5.00m

09 md

PL3

Ipê rosa

Handroanthus heptaphyllus

3.50m

7.00m

Rosa

0.80m²

5.00m

11 md

PL4

Ipê roxo

Handroanthus impetiginosus

3.50m

7.00m

Roxo

0.80m²

5.00m

09 md

PL5

Palmeira azul

Bismarckia

4.00m

10.0m

-

0.70m²

5.00m

04 md

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com