TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Armado.

Por:   •  22/9/2017  •  Artigo  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO ......................................................................00

2 MOLDAGEM DE CORPOS DE PROVA.................................00

2.1 Materiais Utilizados.............................................................00

2.2 Procedimento.......................................................................00

2.3 Tabela e cálculos..................................................................00

3 CONCLUSÃO..........................................................................00

4 BIBLIOGRAFIA........................................................................00

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre realização de corpos de provas de concreto (NBR 5738), através da utilização de 02 (dois) tipos de agregados graúdos diferentes (Cinasita ou Argila Expandida e Brita 01).

Após a preparação do concreto, e moldagem, foi calculada 01 (uma) viga de concreto leve, com seção retangular de 30 cm x 60 cm e 7 m de vão, apoiada na extremidade sob flexão simples.

Data Experimento: 10.05.2017.

Data Desforma Corpo de Prova: 15.05.2017

MOLDAGEM CORPOS DE PROVAS

Materiais Utilizados:

- Aglomerante (Cimento Portland):

Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados. Utilizados na obtenção de pastas, argamassas, e concretos. Apresentam-se sob a forma de pó e, quando misturados com água formam pastas que endurecem pela secagem e como conseqüência de reações químicas. Com o processo de secagem o aglomerante adere-se nas superfícies com as quais foram postas em contato. Os aglomerantes são os produtos ativos empregados para a confecção de argamassas e concretos. No concreto, em geral se emprega cimento Portland, que reage com a água e endurece com o tempo.

Aglomerante Simples: São aglomerantes que reagem em presença de água. São constituídos de um único aglomerante, podendo ser misturados a outras substâncias, em pequenas quantidades, com a finalidade de regular sua pega. Exemplo: CPC – Cimento Potland Comum

Aglomerantes Compostos: São aglomerantes simples, porém, misturados com produtos tais como a Pozolana, Escórias, etc. Exemplo: CPZ - Cimento Portland Pozolânico

Imagem 01 – Cimento Portland

- Agregados:

Materiais com função de tranasmitir as tenões aplicadas ao concreto, através de seus grão (geralmente, a resistencia a compressão dos agregados é superior que a do concreto), reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração (quanto maior o teor de agregados em relação a pasta de cimento, menor será a retração e redução dos custos do concreto.

Agregado Graúdo (Cinasita ou Argila Expandita e Brita 01):

Deve-se atentar para o diâmetro máximo, levando-se em consideração as dimensões da peça estrutural e a distribuição das armaduras. O teor de material pulverulento deve ser o menor possível, pois sua presença aumenta consideravelmente a superfície específica, exigindo uma quantidade maior de água, o que ocasiona correções no consumo de cimento (para não mudar a relação água/cimento) e, consequentemente, influencia o custo do concreto. O formato dos grãos também é relevante para a qualidade e o custo. Para isso, costuma-se calcular o índice de forma do agregado, que é a relação entre a maior e a menor dimensão do grão (analogamente, a relação entre o comprimento e a altura). Quanto menor o índice de forma, menor será o teor de vazios do agregado, de modo que a quantidade de argamassa para preenchê-los também será menor, exigindo menor quantidade de água.

Imagem 02 e 03 – Cinasita ou Argila Expandida

Imagem 04 – Brita 01

Agregado 02 Miudo (Areia):

Não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, deve-se procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica. Como a quantidade de água no concreto é um fator importante, que condiciona inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com