TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho apresenta pesquisa sobre vida e obras do arquiteto espanhol Antioni Gaudí

Por:   •  5/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA VIDA E OBRAS DE ANTONI GAUDI

BELO HORIZONTE

2015


PESQUISA DE ANTONI GAUDI

O trabalho apresenta pesquisa sobre vida e obras do arquiteto espanhol Antioni Gaudí

BELO HORIZONTE

2015

Sumário

Lista de figuras        

Introdução        

Biografia        

Principais obras        

Um pouco de historia        

Beatificação        

Conclusão        

Bibliografia        

Lista de figuras

Figura 1-Casa Vicens        

Figura 2-Antoni Gaudí        

Figura 3-Parque Guell        

Figura 4-Casa Milá        

Figura 5-Catedral da sagrada Familia        

Introdução        

Antoni Gaudí, arquiteto espanhol, Nasceu em Reus, costa da Catalunha, no dia 25 de Junho de 1852; tendo falecido em Barcelona, em 10 de Junho de 1926. Formou-se em Barcelona, em 1878, onde desenvolveu grande parte da sua carreira arquitetônica.

No inicio da sua carreira seguia o estilo Vitoriano, realizadas durante a sua formação e no período anterior, destacam-se já pela precisão dos detalhes, pelo uso da geometria e pela prevalência de considerações mecânicas no cálculo estrutura, mas com o passar dos anos criou o seu próprio estilo usando justaposições de massas geométricas, na qual nunca tinha sido utilizada antes, sendo caracterizada pelo uso livre e ágil dos estilos do passado.[pic 1][pic 2]

A sua primeira obra importante é a Casa Vicens trata-se até de uma casa bastante pequena, construída em dez anos, mas, na realidade, Gaudí trabalhou apenas cinco anos nesse projeto. Nesta construção, pode-se vê a união entre a tradição burguesa espanhola e a tradição árabe.  

Após anos de trabalhos constrói em Barcelona a Casa Milà e o Parque Güell, bem como a Casa Batlló. Uma das suas últimas obras, a cripta de Santa Coloma de Cervelló, é uma junção das suas inovações estruturais e plásticas: a planta constitui uma nova visão dos modelos góticos, havendo colunas inclinadas que assumem o papel de arcobotantes; e, sobretudo, prevalece uma relação orgânica entre o interior e o exterior, construída a partir de originais soluções de problemas estruturais.

Biografia

Arquiteto cujo estilo distinto se caracteriza pela liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas e na unidade orgânica, Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona ou nos seus arredores. Grande parte da sua carreira foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluído quando morreu. [pic 3]

[pic 4]Gaudí nasceu numa localidade costeira da Catalunha. De origens humildes, era filho de um latoeiro que iria viver com ele no fim da vida acompanhado de uma sobrinha, nunca tendo casado. Mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, tendo ido estudar em 1869 para Barcelona, então o centro político e intelectual da Catalunha, sendo também a cidade a mais moderna de Espanha. Só acabou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos sido interrompidos pelo serviço militar e outras atividades intermitentes. 

O estilo de Gaudí atravessou diversas fases. Quando saiu da escola provincial de arquitetura de Barcelona, em 1878, começou a projetar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já era evidente nos seus projetos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco - ou Mudéjar, como a mistura especial da arte muçulmana com a cristã é conhecida em Espanha. Os exemplos de seu estilo Mudéjar são a Casa Vicens, de 1878-80, e El Capricho construída entre 1883 e 1885, assim como a Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século XIX. Todas as obras, exceto o El Capricho estão localizadas em Barcelona. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários estilos arquitetônicos: o gótico no Palácio Episcopal de Astorga, obra realizada entre 1887 e 1893, e na Casa de los Botines em Leão, construída entre 1892 e 1894; o barroco na Casa Calvet em Barcelona (1898-1904). Mas após 1902 os seus projetos deixam de poder ser atribuídos a um estilo arquitetônico convencional. 

À exceção de alguns edifícios em que é clara representação simbólica da natureza ou da religião, os edifícios de Gaudí transformaram-se em representações da sua estrutura e dos materiais que os constituem. Na sua Vila Bell Esguard, de 1900-02, e no Parque de Güell, de 1900 a 1914, em Barcelona, e na igreja da Colônia Güell (1898 - c. 1915), a sul daquela cidade, chegou a um tipo de estrutura que veio ser chamada equilibrada - isto é, uma estrutura projetada para se apoiar sobre si própria sem apoios internos ou suportes externos - ou, como Gaudí afirmava, exatamente como uma árvore se ergue. Gaudí aplicou seu sistema equilibrado a dois edifícios de apartamentos de vários andares edificados em Barcelona: a Casa Batlló, de 1904-06, uma renovação que incorporou novos elementos equilibrados, sobretudo a fachada; e a Casa Milá (1905-10). Como era frequente nele, projetaram os dois edifícios, tanto nas suas formas com nas superfícies, como metáforas do carácter montanhoso e marítimo da Catalunha. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com