TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pesquisa

Artigos Científicos: Trabalho De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  1.644 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1.

Com base no esquema abaixo, responda:

a) Em qual tipo de pesquisa que esta técnica representada no esquema se enquadra?

O tipo de pesquisa utilizada é a pesquisa qualitativa.

b) Qual é a técnica representada abaixo e como funciona? Explique como funciona esta técnica.

A técnica utilizada é a de Grupo de foco, este tipo de técnica é constituída de discussão informal e com um numero reduzido de pessoas. É uma técnica rápida e de baixo custo para avaliação e obtenção de dados e informações qualitativas, fornecendo aos gerentes de projetos ou instituições uma grande riqueza de informações qualitativas sobre o desempenho de atividades desenvolvidas, prestação de serviços, novos produtos ou outras questões. O objetivo principal de um grupo focal é revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão.

Este tipo de pesquisa é composto de 7 a 12 pessoas que são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto. Geralmente, os participantes possuem alguma característica em comum. Por exemplo: compartilham das mesmas características tais como: condição social, nível de escolaridade, sexo, mesmo setor de serviço etc.

Deve ser dirigido por duas pessoas: uma conversando e a outra anotando. Quem está escrevendo não deve interferir para não misturar os papéis. O moderador do grupo focal levanta assuntos identificados num roteiro de discussão e usa técnicas de investigação para buscar opiniões e experiências.

c) Dê um exemplo prático de uma situação que poderia ser aplicada esta técnica para o alcance do objetivo da pesquisa.

Essa técnica pode ser utilizada para a coleta de dados sobre diversos temas tais como: saúde, planejamento familiar, nutrição, drogas, câncer, avaliação de serviços e profissionais da Saúde, propostas governamentais etc.

Questão 02

Rede Globo de Televisão

Uma empresa que tem por objetivo divulgar informação, cultura, diversão ao seu público, com programas voltados a todas as faixas etárias e gostos, resolveu mudar a programação da manhã que era voltada para o publico infantil, por programas voltados ao público adulto com assuntos polémicos e educativos.

Em meio a estas mudanças fui contratada pra realizar um estudo que traga informações positivas e negativas, e com isso diagnosticar se será viável ou não a permanência desta nova programação.

Objetivo principal

• Permanecer em 1º lugar em audiência.

Objetivos secundários

• Ter sempre programações novas e de boa aceitação

• Identificar o melhor dia e horário para cada programação

• Identificar públicos e suas preferências

Através de questionários bem objetivos pude formular as seguintes hipóteses.

Hipóteses Favoráveis

• Boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com