TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Relacionamentos e Espetáculos da Internacionalização.

Por:   •  23/11/2016  •  Resenha  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Relacionamentos e espetáculos da internacionalização.

A internacionalização da arquitetura foi um processo com uma grande variedade de manifestacoes, de publicações a exposições, de encontros informais a associações duradouras, seguindo o modelos das internacionais operárias ou das novas instituicoes do pós-guerra, como a Liga das Nações.

O cenário das revistas

As imagens fotográficas de novos edifícios e dos objetos que os inspiravam, como maquinas e obras de engenharia, forama largamente difundidas no periodo entreguerras. Tal disseminação se iniciara ainda antes do fim da primeira guerra mundial, com a revista De Stijl, e prosseguiu ate ser interrompida pelas medidas autoritárias instituidas por soviéticos e nazistas, as quais se estenderam por boa parte da Europa apos 1940 devido a ocupação alemã.

Cidades-modelo e exposiçoes em escala real

Assim como as revistas, nas quais as ilustrações ganhavam importância cada vez maior, as mostras também eram essenciais para a difusão das formas novas. As exposições universais oficiais, nos moldes do seculo XIX, dependiam de promotores, patrocinadores e patronos, o que reduzia as oportunidades para nelas se apresentar ideias inovadoras. Todavia, esses eventos não eram desprovidos de pavilhões que chamavam a atenção e tinham um impacto significativo na percepção da arquitetura moderna por parte do público.

 Entre os melhores exemplos estão as contribuições de LE Corbusier nas exposições de Paris 1925 e 1937, sobretudo o seu Pavilhao Temps Nouveaux, de 1937; os projetos de Mies van der Rohe para as exposições de Barcelona, em 1929, e a exposição da Construção de Berlim, em 1931; os pavilhões da Tchecolosváquia e do Japão na exposição de Paris em 1937; e os do Brasil, de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e da Finlândia, de Alvar Aalto, na Feira de Nova York, em 1939.

Alem das exposições em escala natural e ao ar livre, as mostras comerciais e industriais também exibiam ideias novas, e a arquitetura moderna tambem ganha espaço nos museus.

Os congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM)

Após o sucesso da exposição do Weissenhof, em 1927, não chegou a compensar o fracasso dos projetos modernos submetidos no concurso realizado no mesmo ano para a sede da Liga das Nações.

Le Corbusier e Gropius, após os insucessos do movimento que criaram nos concursos internacionais, sobretudo aquele da Sociedade das Nações, em Genebra, 1927, sentiram a necessidade de um fórum internacional de debates que os fortalecesse pela união. De 1928 a 1956, o congresso se reuniu por dez vezes, tratando de temas como o habitat mínimo, o edifício racional, a cidade funcional, a habitação coletiva, o núcleo da cidade.

Fundados em 1928 na Suíça, os CIAM foram responsáveis pela definição daquilo que costuma ser chamado international style: introduziram e ajudaram a difundir uma arquitetura considerada limpa, sintética, funcional e racional.

Os participantes dessa primeira reunião adotaram uma declaração conjunta na qual afirmam a “unidade de pontos de vistas sobre as concepções fundamentais da arquitetura e sobre suas obrigações profissionais” e ressaltam que “o urbanismo não poderia mais estar exclusivamente subordinado ás regras de um esteticismo gratuito. Por sua essência, ele é de orem funcional.”

O segundo congresso foi em Frankfurt em 1929, para discutir sobre o Existenziminimum- o minimo para a existência, ou seja, a moradia de subsistência e, portanto, habitações econômicas e compactas.

O Terceiro congresso, em Bruxelas em 1930, encaminhou uma abordagem sobre o tema do “loteamento racional”. Uma abordagem cientifica da forma urbana, com foco na higiene e produção em massa. Discutindo o desenvolvimento racional do lote (Rational Lot Development).

O quarto CIAM, dedicado para a cidade funcional, pretendia analisar os princípios envolvidos na expansão e renovação urbana. Foi realizado em 1933 em Atenas, prevaleceu o critério de Le Corbusier e dos arquitetos franceses, e não o realismo alemão. Consistiu em uma análise de 33 cidades para propor que seus problemas sociais poderiam ser resolvidos pela segregação estritamente funcional, bem como a distribuição da população em prédios altos em intervalos espaçados com cinturões verdes que separam cada zona da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (359.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com