TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio maquetes

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL – N2MAQA

QUÉZIA MOREIRA DOS ANJOS – RA 273612015

PORTFÓLIO 01

maquetes

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

QUÉZIA MOREIRA DOS ANJOS

PORTFÓLIO 01

maquetes

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Maquetes.

Prof.Ms. Jose Carlos Guerra

Guarulhos

2016

[pic 2]

Atividade Proposta

.............................................................................................................

Responda as questões.

  1. Fale sobre alguns materiais possíveis para a produção de maquetes.

R:. Há diferentes materiais possíveis para se produzir uma maquete, sendo que diferentes materiais são utilizados para determinadas e especificas aplicações.

Pode-se destacar entre eles:

- Madeira balsa disponível em diferentes tamanhos, podendo ser em pranchas, perfis redondo, perfis H, perfis T, quadrados e retângulos.

- Poliestireno de alta densidade (isopor) encontrado em pranchas, esferas, cilindros, etc. É um material versátil de baixo custo, porém tem pouca resistência, e se utilizado inadequadamente pode comprometer toda a confecção da maquete.

- Papel Paraná também encontrado em placas e de diferentes tamanhos, é um papel rigido de boa resistência, porém de difícil corte e trabalhabilidade.

- Papel Spumapaper disponível em placas, é um papel rígido com boa resistência constituído por um sanduíche de dois papéis cartão com uma espuma no meio, fácil de trabalhar e cortar, é um dos materias mais indicados para a confecção de maquetes de arquitetura.

- Produtos especificos como árvores, pessoas carros, postes e etc, estão disponiveis em em modelos reduzidos para humanização, seguindo diferentes escalas que se adequem a escala que a maquete é confeccionada.

  1. É correto dizer que existem ferramentas adequadas para cada trabalho específico?

R:. Sim é correto. Cada ferramenta exerce a função de facilitar a execução e produção de maquetes.

Como diferentes tipos de tesouras para corte de papel, chapas metálicas, plásticos, e corte de tecidos. Estiletes com lâminas diversas desde as mais estreitas para cortes delicados, como lâminas curvas para acabamentos especifícos. Os grampos e sargentos que auxiliam na fixação de peças, onde o sargento tem uma fixação rígida enquanto que o grampo uma fixação mais leve e com versátilidade. Pincéis que auxiliam na aplicação de cola, com variações de de dureza e cerdas.

Réguas e esquadros que servem tanto para fazer riscos de corte como para execução do corte. As réguas metalicas podem ser utilizadas para auxilio de cortes bem como o esquadro que é utilizado na construção civil, mais muito útil na confecção de maquetes principalmente na demarcação e corte de peças.

Escalímetro e paquímetro que servem para a medição das peças para corte de acordo com as escalas escolhidas e também para associar a espessura dos materias com a escala escolhida.

Compassos com grafite utilizado para demarcar materiais que aceitam o grafite, o que também pode ser substituído por uma caneta. Compassos de ponta seca que são utilizados em materias que não aceitam o grafite como demarcação, sendo que este compasso faz risco de desbaste no material. Compassos de corte que como o próprio nome já diz usado para fazer cortes circulamente.

  1. Descreva a importância de se entender os problemas envolvidos na confecção de maquetes.

R:.É importante pois faz observamos as diferentes possibilidades de execução, pois quando se observa o problemas a solução já vem embutida no próprio problema.

  1. Qual a fase mais importante para a produção de uma maquete?

R:. O projeto, pois é nele que serão montadas todas as estratégias de corte e montagem, defini-se como serão os encaixes das paredes, como será a organização e montagem da maquete, como serão executados os cortes das peças.

  1. Qual ferramenta é utilizada para a demarcação das medidas na produção da maquete?

R:. As medidas são feitas com auxilio de um escalímetro e desenhadas com uma lapiseira.

  1. O que se deve fazer antes de colar as peças de uma maquete?

R:. Organizar as peças de forma que seja possível observar se estão todas cortadas. Todas as peças devem estar numeradas de acordo com a numeração do projeto, o que facilita identificar cada peça e seu local de encaixe. Fazer o teste de encaixe e medidas para não correr o risco da colagem errada ocasionando a perda do trabalho. Conferir peça por peça antes de inicar a colagem isso ajuda a ter dominio sobre a confecção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com