TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais tipos de fundação

Artigo: Principais tipos de fundação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  235 Visualizações

Fundações

As fundações são formadas pelo elemento estrutural que fica abaixo do solo e o maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste , sua função é suportar as cargas provenientes do edifício .

Para a escolha do tipo de fundação e preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. Os principais itens a serem considerados são a topografia da área, a característica do maciço de solo, os dados da estrutura, os dados das construções vizinhas e os aspectos econômicos.

Fundações superficiais são as fundações que transmite a carga do edifício ao terreno através de pressões distribuídas sob a base da fundação . Os principais tipos de fundação superficial são bloco, sapata, viga de fundação ( baldrame ), grelha e radier .

Fundações profundas são aquelas em que a carga e transmitida ao terreno através de sua base ( resistência de ponta ) e/ou superfície lateral ( resistência de atrito ).

Estaca e o elemento de fundação executado com o auxilio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação, os principais tipos de estaca são as estacas pré-moldadas de concreto e metálica, estacas moldadas in loco com tubo de revestimento estaca tipo frankl e estaca tipo Strauss, estacas moldadas in loco escavadas mecanicamente hélice continua, estaca raiz e estaca barrete .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com