TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUÍMICA EXPERIMENTAL

Por:   •  20/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  Engenharia Mecânica

Vinícius Ferret Veltrini           R.A.: 1830936-2

Felipe Bassan                       R.A.: 0000000-0

Vinicius Rissi                         R.A.: 0000000-0

RELATÓRIO

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Professora Elizângela

06 de Agosto 2019, Maringá-PR

Aula 4 - Teste Da Chama

  1. INTRODUÇÃO

O teste da chama, já muito conhecido na Química e Física, tem como objetivo observar a coloração formada por cada elemento químico proposto, quando os elementos são expostos a uma grande fonte de energia, como o fogo.  

Quando um elétron é excitado ele realiza o chamado ‘salto quântico’ que basicamente é quando os elétrons se aceleram afastando-se do núcleo e partindo para outra órbita diferente da anterior. O retorno dos elétrons às suas posições, desde que não tenham se desprendido do átomo, libera a energia recebida para realizarem o salto. Essa energia é liberada na forma de fótons, o que ocasiona emissão de luz.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados nesse experimento foram:

Cloreto de Cobre (CuCl2);

Cloreto de Lítio (LiCl);

Cloreto de Potássio (KCl);

Cloreto de Sódio(NaCl);

Cloreto de Estrôncio (SrCl2) ;

Pinça;

Fósforo;

Fogo;

Água;

Clipes de Papel.

Após selecionar os sais e denominarem os compartimentos, foi acesso a chama. Molhando o clipe de papel em Água, foi escolhido um sal qualquer e o clipe de papel pegou um amostra e em seguida colocada sobre a chama. Após documentado o resultado, o processo foi repetido para todos os sais.

3. RESULTADOS OBTIDOS

Após todos os sais serem submetidos ao teste, observou-se a troca de coloração da chama, cada cor é característica do elemento presente nos sais.

Observou-se que o cloreto de sódio quando submetido ao fogo emite uma chama de cor amarela bem intensa. Já de potássio emite uma luz com coloração mais clara chegando próximo a um lilás. O de lítio por sua vez uma forte chama cor-de-rosa, de estrôncio uma luz vermelha e o de cobre uma luz verde.

4. CONCLUSÃO 

Isso ocorre pois quando os elétrons desses elementos recebem a energia do fogo se excitam e saltam para a próxima camada, de acordo com o modelo atômico de Bohr, ficando estáveis querendo rapidamente retornar a sua camada original, e quando fazem eles liberam a energia recebida pelo fogo na forma de luz visível.

As cores são ondas eletromagnéticas, cada uma com um comprimento de onda diferente. Os átomos de cada elemento têm orbitas com níveis de energia diferentes, a luz liberada em cada caso será em um comprimento de onda também diferente, o que é evidenciado nas cores diferentes.

Esse fenômeno do salto quântico é utilizado na criação de fogos de artifício, que quando explodem emitem luzes coloridas, dependendo da composição que foi criado.

5. BIBLIOGRAFIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_quântico

https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/teste-chama.htm 

Aula 5 - Levantamento das curvas de aquecimento e resfriamento de uma substância pura

  1. INTRODUÇÃO

As curvas de aquecimento e resfriamento que são construídas em um gráfico, mostram a variação da temperatura com o tempo. É o que ocorre durante a transição de fases, conforme a substancia ganha ou perde energia. A temperatura varia até que a substancia atinja mudança de estado. Sólido para liquido; Liquido para sólido.

Essa experiencia é um bom indicador se uma substancia é pura ou impura.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (224.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com